PIB
Aumento da mobilidade favoreceu segmentos como comércio e serviços e deve impulsionar PIB| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo/ Arquivo

A XP Investimentos reviu para cima a projeção de crescimento da economia brasileira em 2022 de 0,8% para 1,6%. A estimativa para o PIB é superior à projeção do governo, que projeta uma alta de 1,5%, e que foi divulgada nesta quinta (19), na apresentação do Boletim Macrofiscal, da Secretaria de Política Econômica (SPE).

A avaliação é de que a atividade doméstica cresceu fortemente nos últimos meses, com o aumento adicional da mobilidade, a expansão da renda disponível às famílias e o salto nos preços internacionais das commodities, que impulsiona muitos setores exportadores e gera efeitos de “transbordamento de renda” sobre outras atividades locais.

Para o primeiro trimestre, cujos dados serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a projeção da XP é de uma expansão do PIB de 1,4% em relação aos últimos três meses de 2021. Se confirmado o número, será a maior expansão para o trimestre desde 2010.