• Carregando...
Rosane Ferreira foi deputada federal entre 2011 e 2015
Rosane Ferreira foi deputada federal entre 2011 e 2015| Foto: Zeca Ribeiro/Arquivo Câmara dos Deputados

Filiada ao mesmo partido político desde 1999, o Partido Verde (PV), a enfermeira e servidora efetiva da prefeitura de Araucária Cleusa Rosane Ribas Ferreira é candidata a senadora pelo Paraná nas eleições de outubro. Com 59 anos de idade, Rosane Ferreira já cumpriu três mandatos eletivos: foi vereadora em Araucária, deputada estadual e deputada federal, levantando bandeiras principalmente nas áreas da saúde e do meio ambiente, além de uma atuação afinada com movimentos de mulheres.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp.

A estreia nas urnas foi no ano de 2000, quando tentou uma vaga na Câmara de Araucária, mas não se elegeu. Nas eleições de 2004, concorreu à prefeitura de Araucária, ficando em segundo lugar. A primeira vitória foi no ano de 2006, quando conquistou uma cadeira de deputada estadual na Assembleia Legislativa. Se tornou a primeira representante do PV na Casa. Em 2008, saiu novamente derrotada para a prefeitura de Araucária, mas, em 2010, se elegeu deputada federal.

Fique por dentro das eleições 2022 no Paraná.

Em 2014, foi candidata a vice-governadora do Paraná, na chapa encabeçada pelo então senador Roberto Requião (na época no MDB e hoje no PT). A aliança não trouxe resultado nas urnas, que deram a vitória logo no primeiro turno para a chapa do tucano Beto Richa. Em 2016, Rosane Ferreira saiu novamente derrotada na disputa para a prefeitura de Araucária – em 2020, se elegeu vereadora da cidade, mas renunciou quase seis meses depois da posse, em meados de 2021.

“Renunciei porque não conseguia aprovar leis que considero de suma importância para nossa cidade. Renunciei porque das mais de 70 indicações que fiz apenas 10% foram realizadas. Renunciei porque meu suplente é capaz de me representar, bem como a todos os meus eleitores”, declarou em comunicado, na época. Em vídeo publicado no Facebook, revelou que havia um acordo dentro do PV no qual ela abriria mão do mandato a favor do suplente após dois anos. “Era importante para o partido ter uma cadeira. Acabei me elegendo e sempre disse que meu mandato seria dividido com meu suplente. O mandato iria até o ano que vem apenas, mas estou adiantando”, justificava ela, que recebeu 1.244 votos nas urnas, contra 540 votos do Investigador Fábio Pavoni, substituto dela na Casa.

Agora, em 2022, ela volta para o mesmo palanque de Roberto Requião, que sai candidato a governador do Paraná. Ambos integram a federação batizada de “Brasil da Esperança”, formada por PT, PV e PCdoB. Ao contrário das conhecidas alianças partidárias, as federações (criadas na reforma eleitoral de 2021 e agora colocadas em prática) não se limitam apenas ao período de campanha eleitoral – os partidos permanecem unidos ao longo do mandato conquistado.

A chapa de Rosane Ferreira em 2022 traz mais uma novidade. Se eleita, promete um “mandato coletivo” com outras duas mulheres, a professora Marlei Fernandes, do PT, e a assistente social Elza Campos, do PCdoB. No registro feito na Justiça Eleitoral, elas figuram como primeira e segunda suplente de Rosane Ferreira, respectivamente. Na legislação, não há previsão de "mandato coletivo", mas a experiência já foi observada em algumas cidades brasileiras nos últimos anos.

“O Paraná tem uma tradição de homens senadores, que Gleisi Hoffmann rompeu. Acreditamos que é hora de colocarmos mais mulheres no Senado”, diz a professora Marlei Fernandes, que já foi candidata a deputada federal em 2014 e é conhecida pela atuação na APP-Sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

“Além de representarmos as categorias profissionais, vamos representar um contingente de mulheres que estão em todos os cantos do estado”, diz a assistente social Elza Campos, que é mestre em Educação e Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e já disputou três outras eleições. A última foi em 2020, quando não se elegeu para a Câmara de Curitiba.

ELEIÇÃO AO SENADO

  • Candidata: Rosane Ferreira
  • Número de urna: 433
  • Filiação partidária: Partido Verde (PV), sigla integrante da federação “Brasil da Esperança”, formada também por PT e PCdoB
  • Patrimônio: R$ 362.852,04 em bens
  • Município de nascimento: Clevelândia/PR
  • Data de nascimento: 31/07/1963
  • Grau de instrução: superior completo (formada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]