Conforto térmico

Arquitetura

Está calor? Confira 5 dicas para economizar energia com o ar-condicionado

HAUS
19/01/2022 12:32
Thumbnail
A temporada de calor chegou (e chegou com tudo) e, com ela, o ar-condicionado reina como eletrodoméstico quase indispensável para manter o conforto térmico nos ambientes -- residenciais e corporativos. Só que esse conforto tem seu preço, que vai muito além da aquisição do equipamento. Afinal, com as altas na tarifa de energia elétrica, é preciso controlar o uso para que o refresco na temperatura não provoque um descontrole nos gastos.
Para te ajudar nesta tarefa, listamos abaixo cinco dicas apresentadas pela Gree Brasil que irão contribuir para o uso adequado do equipamento e, consequentemente, para a redução dos gastos energéticos. Confira!

Invista em um aparelho inverter

Se o seu objetivo principal for economizar, o modelo inverter de ar-condicionado é o mais indicado. Isso porque ele possui um compressor eficiente, que permite que o aparelho atinja a temperatura ideal sem desligar, evitando picos de energia e contribuindo para a economia.

Escolha a potência ideal

A potência dos aparelhos de ar-condicionado é medida em BTU/h (Unidade Térmica Britânica, em tradução livre) e se refere à energia necessária para que o aparelho climatize todo o ambiente por igual.
Por meio de um cálculo específico (que leva em consideração a área do ambiente e também o número de pessoas que ocupam o espaço) é possível determinar a capacidade e escolher o melhor aparelho de ar-condicionado de acordo com a carga térmica necessária para promover o conforto em cada caso. Uma calculadora online permite simular uma potência aproximada de acordo com as características do ambiente.

Escolha o local ideal

A instalação do ar-condicionado deve ser feita distante da parede e dos móveis. O aparelho também deve ser fixado em um local alto, pois assim o ar se espalha com mais facilidade pelo ambiente.
Também é importante que a parte externa do aparelho seja instalada em um local com boa circulação de ar e sem incidência de luz solar, dessa forma o aparelho não irá precisar trabalhar mais do que o necessário e, consequentemente, consumir mais energia.

Utilize a função timer

Outra recomendação para economizar energia no verão é utilizar a função timer. Por meio dela, é possível programar o aparelho para se desligar sozinho quando ele atinge a temperatura ideal.

Fique atento à manutenção e à limpeza do aparelho

Peças danificadas ou filtros sujos atrapalham o desempenho do aparelho de ar-condicionado e podem influenciar no aumento do consumo de energia. A limpeza do filtro pode ser feita semanalmente. Já a manutenção periódica, realizada por assistência técnica especializada, deve ser feita de uma a duas vezes por ano. Lembre-se: um aparelho limpo e funcionando bem proporciona, além do frescor, um ambiente saudável e com ar puro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!