Ateliê aberto

Design

Esculturas de onças serão customizadas ao vivo na Avenida Paulista

Luan Galani
23/05/2022 14:39
Thumbnail

Considerada a maior intervenção artística de São Paulo, a Jaguar Parade 2022 vai acontecer de 25 de maio a 12 de junho, na Avenida Paulista, onde o público poderá conferir a customização de esculturas de onças ao vivo em ateliê aberto | Jaguar Parede 2022

A Jaguar Parade, intervenção artística urbana que reúne esculturas de onças-pintadas estilizadas, vai acontecer desta quarta-feira (25) até 12 de junho, em um ateliê aberto ao público localizado no Shopping Cidade São Paulo, em plena Avenida Paulista, em São Paulo.
A ação marca o kick-off da edição de 2022. Cerca de 20 onças serão customizadas em conceito live painting por artistas como Vinícius Zoia, Cecil Chique, Cintia Abravanel, Celair Ramos (Buga), entre outros. Depois de prontas, as esculturas seguirão para exposição com visitação gratuita entre os dias 16 de junho a 15 de julho em espaços públicos da capital e shoppings parceiros.
As onças serão customizadas em conceito live painting por artistas como Vinícius Zoia, Cecil Chique, Cintia Abravanel, Celair Ramos (Buga), entre outros
As onças serão customizadas em conceito live painting por artistas como Vinícius Zoia, Cecil Chique, Cintia Abravanel, Celair Ramos (Buga), entre outros
A Jaguar Parade é apresentada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, Isa CTEEP e PremieRpet. O projeto tem como objetivo chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre do país, em especial da onça-pintada, que corre risco de extinção. Segundo o Ibama, no Brasil essa espécie é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria "quase ameaçada" de extinção.
A Artery, responsável pela iniciativa, já organizou eventos como a CowParade e importou a Elephant Parade no Brasil. Agora, com apoio das Nações Unidas e outras organizações globais de proteção ambiental, dá continuidade ao projeto da Jaguar Parade.
Quase 10 milhões de pessoas nas ruas e parques de São Paulo foram impactadas com a exibição em 2019, contando também com um número estrondoso de impressões em mídias sociais, chegando a mais de 55 milhões de acessos
Quase 10 milhões de pessoas nas ruas e parques de São Paulo foram impactadas com a exibição em 2019, contando também com um número estrondoso de impressões em mídias sociais, chegando a mais de 55 milhões de acessos
A primeira edição da Jaguar Parade aconteceu em novembro de 2019, reunindo por volta de 90 estátuas, assim sendo, na época, colocada como a maior exibição de arte urbana em céu aberto da história da cidade.
Quase 10 milhões de pessoas nas ruas e parques de São Paulo foram impactadas com a exibição, contando também com um número estrondoso de impressões em mídias sociais, chegando a mais de 55 milhões de acessos.
"O objetivo do live painting é marcar este momento importante, que são os projetos selecionados saindo do papel aos olhos do público, oferecendo a oportunidade das pessoas acompanharem o processo criativo das obras e ainda interagir com os artistas”, diz Carolina Barreto, Diretora da Artery.
Segundo  o  Ibama,  no  Brasil  a onça-pintada é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria "quase ameaçada" de extinção
Segundo o Ibama, no Brasil a onça-pintada é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria "quase ameaçada" de extinção
Uma das novidades da edição de 2022 é que no mês de setembro as esculturas criadas em São Paulo irão para a segunda etapa da exposição, que acontecerá na cidade de Nova York, mesmo período em que acontece a 77ª Assembleia Geral da ONU, com importantes líderes debatendo temas relevantes para um futuro mais sustentável.
As peças serão expostas nos grandes centros, como United Nations Headquarters, Rockefeller Center, World Trade Center, Central Park Zoo, The High Line, JFK Airport, La Guardia Airport, entre outros, com o intuito de serem leiloadas, com renda 100% destinada a projetos de conservação das onças-pintadas, presente em vários países da América Latina.
O evento acontecerá, em paralelo, de forma online e recebendo de maneira inédita artistas de obras digitais, como, por exemplo, NFTs, também gerando fundos para a conservação da onça-pintada.
Elephant Parade é de bebês elefantes em tamanho real e também foi produzida pela Artery no Brasil
Elephant Parade é de bebês elefantes em tamanho real e também foi produzida pela Artery no Brasil
Assim como nas edições anteriores, todas as obras da Jaguar Parade NYC contarão com placas em Braille com sua respectiva identificação para que os portadores de baixa visão e deficientes visuais sejam incluídos na ação.
A Jaguar Parade NYC 2022 é apoiada por organizações líderes mundiais em conservação, como UNDP, UNEP, UNODC, Panthera, WWF, WCS, and The Lion's Share.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!