• Carregando...
Loja da rede americana de farmácias Walgreen
Loja da rede americana de farmácias Walgreens: fuga de San Francisco| Foto: Ed Cilley/Divulgação

Os alunos de economia aprendem em suas aulas iniciais que os mercados não podem funcionar sem alguns pré-requisitos — um deles é a proteção dos direitos de propriedade privada. É um conceito introdutório porque é quase evidente: como as pessoas podem fazer negócios se não estão seguras de suas propriedades e lucros? No entanto, a facção mais à esquerda do Partido Democrata de hoje, que governa nos bastiões mais progressistas como São Francisco, abandonou até mesmo esta lição mais básica. E, assim como previram as aulas básicas de economia, as lojas estão abandonando a cidade da Califórnia.

Nesta semana, a rede de farmácias Walgreens anunciou que fechará cinco de suas lojas em San Francisco, citando roubo e criminalidade como o principal motivador por trás de sua decisão.

“O crime organizado no varejo continua a ser um desafio enfrentado pelos varejistas em São Francisco, e não estamos imunes a isso”, disse o porta-voz da Walgreens, Phil Caruso. “O roubo em nossas lojas em São Francisco continuou a aumentar nos últimos meses para cinco vezes a média da nossa rede. Durante esse tempo, para ajudar a combater esse problema, aumentamos nossos investimentos em medidas de segurança nas lojas da cidade para 46 vezes a média da nossa rede em um esforço para fornecer um ambiente seguro. ”

Estas não são as primeiras lojas em San Francisco que o roubo obrigou o Walgreens a fechar. Em outubro de 2020, fechou um local que supostamente estava perdendo mais de US$ 1.000 por dia devido a furtos em lojas.

Não é apenas uma megacorporação que saiu prejudicada. São os funcionários dessas lojas, clientes, economias locais e até mesmo os governos locais que perderão a receita tributária. Como o político local Ahsha Safai escreveu no Twitter em resposta ao anúncio: “Estou completamente arrasado com esta notícia — este Walgreens fica a menos de um quilômetro de sete escolas e tem sido importante para idosos, famílias e crianças por décadas. O fechamento terá um impacto significativo nesta comunidade. ”

No entanto, nada disso é uma coincidência. A cidade não está apenas passando por uma onda de azar — seu problema crescente de furto em lojas está diretamente ligado com suas escolhas políticas terríveis. Como já expliquei anteriormente, “Em 2014, foi aprovado um referendo eleitoral que rebaixou o valor do roubo de propriedade para menos de US$ 950 de uma acusação de crime para uma contravenção. Nos anos seguintes, as acusações de furto em lojas diminuíram significativamente. ”

A abordagem frouxa do governo local para fazer cumprir os direitos de propriedade e o estado de direito alimentou diretamente essa crise de furto em lojas, e temos mais do que evidências anedóticas para provar isso. A pesquisa concluiu que em Santa Monica, Califórnia, as contravenções que antes eram crimes aumentaram 15%, enquanto aqueles não afetados pelo referendo eleitoral caíram 9%. Em todo o estado, os dados mostram que os furtos aumentaram 9% após a mudança de política de 2014.

Simplificando, o governo municipal enviou a mensagem de que furtar em lojas não seria punido com tanta severidade e — chocante! — os criminosos ouviram. Agora, como resultado, lojas como a Walgreens e as economias locais que dependem delas estão sofrendo.

Como disse o famoso economista defensor do livre mercado Thomas Sowell, os direitos de propriedade "pertencem legalmente aos indivíduos, mas sua função real é social, para beneficiar um grande número de pessoas que não exercem esses direitos". Estamos agora testemunhando em San Francisco o que acontece quando os formuladores de políticas evitam esse princípio econômico básico em nome da “justiça social” — e os resultados são realmente terríveis.

©2021 FEE Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]