Dmitry Medvedev, presidente do Partido Rússia Unida, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, fala durante uma entrevista com jornalistas russos na residência de Gorki, nos arredores de Moscou, Rússia, 27 de janeiro de 2022.
Dmitry Medvedev, presidente do Partido Rússia Unida, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, fala durante uma entrevista com jornalistas russos na residência de Gorki, nos arredores de Moscou, Rússia, 27 de janeiro de 2022.| Foto: EFE/EPA/YULIA ZYRYANOVA

"Para nós, a Crimeia é parte da Rússia. E para sempre. Qualquer tentativa de invadir a Crimeia é uma declaração de guerra contra nosso país", disse o ex-presidente russo Dmitry Medvedev, na segunda-feira (27) ao site de notícias Argumenty i Fakty.

"E se isso for feito por um estado membro da OTAN, significa conflito com toda a aliança do Atlântico Norte: uma Terceira Guerra Mundial. Uma catástrofe completa", alertou o agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia. Medvedev atualmente assessora o presidente russo, Vladimir Putin, nas decisões sobre defesa.

Na entrevista, o conselheiro russo também disse que, se a Finlândia e a Suécia se juntarem à OTAN, a Rússia fortaleceria suas fronteiras e estaria "pronta para medidas de retaliação", e isso poderia incluir a perspectiva de instalar mísseis hipersônicos Iskander entre os países.

A Crimeia, que tem mais de 2,5 mil quilômetros de litoral, está unida ao resto do continente europeu somente pelo Istmo de Perekop, com cerca de oito quilômetros de extensão.