A versão do jogo “Batatinha frita 1, 2, 3” na série “Round 6”, da Netflix.
A versão do jogo “Batatinha frita 1, 2, 3” na série “Round 6”, da Netflix.| Foto: Divulgação/Netflix

Conselheiros da área de educação no distrito britânico de Central Bedfordshire, ao norte de Londres, enviaram uma mensagem a pais e responsáveis aconselhando-os a não deixar as crianças assistirem à série coreana Round 6, sucesso na Netflix. Segundo o jornal The Guardian, as autoridades receberam relatos sobre crianças de até 6 anos copiando os desafios – e os castigos – do programa televisivo, que na Inglaterra tem recomendação para ser assistido apenas por maiores de 15 anos. “Aconselhamos veementemente que as crianças não assistam a Round 6. O programa é bastante explícito, com muito conteúdo violento”, diz o e-mail enviado em Central Bedfordshire.

Em Round 6, pessoas endividadas participam de competições similares a brincadeiras infantis em busca de um prêmio em dinheiro, mas os derrotados são mortos. De acordo com o Guardian, mesmo crianças que não assistem à série propriamente dita têm tido acesso a imitações dos desafios do programa por meio do aplicativo de vídeos TikTok e de jogos de computador ou celular baseados na série.

Segundo os relatos recebidos pelas autoridades educacionais de Central Bedfordshire, crianças em parques estariam recriando as brincadeiras de Round 6 e batendo nas que falhassem nos desafios. Entre os jogos da série, dois especialmente populares no Reino Unido são o “batatinha frita 1, 2, 3”, em que as crianças tentam terminar um percurso enquanto uma pessoa selecionada (substituída na série por uma boneca gigante) não está olhando; e a colmeia de açúcar, em que as crianças precisam recortar formas geométricas em um biscoito – neste caso, há ainda a preocupação de que as crianças possam se queimar com caramelo quente ao preparar o doce.