Crianças andam nas ruas do centro de Mariupol, na Ucrânia, em maio de 2022.
Crianças andam nas ruas do centro de Mariupol, na Ucrânia, em maio de 2022.| Foto: EFE/EPA/ALESSANDRO GUERRA

A Rússia anunciou nesta sexta-feira (20) que tem um plano de reconstrução para os territórios da Ucrânia que foram afetados pelas ações militares e que estão sob o controle de suas tropas.

"Já temos um cronograma para os trabalhos de reconstrução. Criamos um gabinete especial do qual participam todos os órgãos interessados", disse o vice-primeiro-ministro russo, Marat Khusnullin, durante uma visita de trabalho à cidade de Kazan, a capital da República do Tartaristão, na Rússia.

Ele acrescentou que especialistas já estão nesses territórios ucranianos para avaliar os trabalhos de reconstrução necessários. "Os primeiros especialistas já estão lá. Em outras palavras, o trabalho já está em andamento. Nós reconstruiremos todas as estradas e as casas destruídas", enfatizou.

O vice-primeiro ministro acrescentou que um segundo pacote de medidas destinadas à recuperação econômica está a caminho. "Preparamos toda uma série de medidas para colocar a economia de volta nos trilhos o mais rápido possível e para colocar o sistema financeiro em ordem", disse ele, admitindo que existem muitos problemas relacionados à agricultura. Segundo Khusnullin, a tarefa é "devolver esses territórios à vida econômica normal o mais rápido possível".