• Carregando...
Aviões no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, Estados Unidos, 5 de agosto
Aviões no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, Estados Unidos, 5 de agosto| Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira que as fronteiras terrestres e aéreas dos Estados Unidos serão reabertas, a partir de 8 de novembro, para passageiros vindos do exterior que tenham completado o esquema de vacinação contra a Covid-19.

As restrições de chegada ao país estavam em vigor desde o início da propagação do novo coronavírus, em março do ano passado, ainda no governo do ex-presidente Donald Trump. O atual chefe de governo, Joe Biden, manteve as medidas ao assumir o cargo.

"A nova política de viagem dos Estados Unidos, que exige a vacinação dos viajantes estrangeiros, começará em 8 de novembro. Este anúncio e a data se aplicam tanto às viagens internacionais aéreas como terrestres", afirmou Kevin Muñoz, um dos porta-vozes da Casa Branca, no Twitter.

No fim de setembro, o governo dos EUA já havia divulgado que permitiria a entrada de pessoas vindas de fora do país que estivessem vacinadas, a partir do início de novembro, no entanto, ainda não havia fixado uma data.

Posteriormente, foi anunciado o fim das restrições nas viagens terrestres de Canadá e México, também com a exigência de comprovação de imunização completa, em medida que valerá a partir do próximo mês, também, sem uma data precisa.

Data marcada

O anúncio de hoje indica que, a partir de 8 de novembro, os estrangeiros que quiserem entrar no território americano para visitas consideradas não essenciais, como turismo e encontros familiares, por exemplo, estarão permitidos, desde que tenham o esquema completo de vacinação.

Entre as pessoas afetadas pela medida estão as originárias do Brasil.

Os Estados Unidos aceitarão todas as vacinas que tiverem sido autorizadas pelos órgãos reguladores do país e também pela Organização Mundial da Saúde, o que inclui as desenvolvidas pela AstraZeneca, pela Pfizer, a Coronavac e a Janssen.

"Para fins de entrada nos Estados Unidos, as vacinas aceitas incluirão as vacinas aprovadas ou autorizadas pelo FDA e as vacinas da Lista de Uso de Emergência da OMS", afirma comunicado do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA em página com orientações aos viajantes que queiram entrar no país.

Além disso, os viajantes internacionais que estiverem com esquema completo de vacinação não precisarão mais cumprir quarentena ao chegar aos Estados Unidos, mas deverão apresentar dados de contato para facilitar o rastreamento, caso contraiam a Covid-19.

Ainda segundo a Casa Branca, os americanos não vacinados deverão apresentar um teste com resultado negativo para a doença um dia antes da saída do país, e voltar a passar por novo exame quando estiverem nos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]