• Carregando...
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) com o relatório final da CPI da Covid.
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) com o relatório final da CPI da Covid.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Um total de 66 pessoas indiciadas, entre integrantes e ex-integrantes do governo, políticos, médicos, empresários e influenciadores digitais. Esse é o saldo do relatório final da CPI da Covid, apresentado nesta quarta-feira (20) no Senado. Veja a lista dos indiciados e quais as acusações. Entre eles está o presidente Jair Bolsonaro, acusado por nove crimes, incluindo crimes contra a humanidade e de responsabilidade. Bolsonaro disse “não ter culpa de nada” e que os integrantes da CPI “nada produziram a não ser ódio e rancor”. O governo já tem sua estratégia para contra-atacar.

Conclusões. O relatório elaborado pela comissão traz ainda conclusões sobre tratamento precoce, fake news e outros 12 temas e sugere tipificar novos crimes. Já os governistas preparam um “relatório paralelo”, que isenta Bolsonaro e acusa a CPI de parcialidade.

Próximos passos. A expectativa agora é para a votação do relatório. Saiba qual a perspectiva de aprovação. Quanto à proposta de indiciamento, ainda há um longo caminho a percorrer, como explica Renan Ramalho.

Política, Economia e Utilidade pública

PEC do MP. Por apenas 11 votos, a Câmara dos Deputados rejeitou o substitutivo da PEC que ameaçava a independência do Ministério Público. Em tese, o projeto original pode ser votado, mas não há garantia de que isso aconteça.

Auxílio Brasil. Após alguns entraves, o governo federal confirmou que o Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família, será de R$ 400 e ficará dentro do teto de gastos. A solução, porém, pode acabar criando uma “bola de neve” de dívidas. Entenda por quê.

Proteção das vacinas. Dados divulgados pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos indicam que não vacinados têm chances muito maiores de morrer do que quem se vacinou. Veja o que diz o levantamento.

Giro pelo mundo. O governo da Argentina anunciou o congelamento por três meses dos preços de alimentos e outros produtos de consumo. Nicholas Burns, indicado para o cargo de embaixador dos EUA na China, cobrou informações sobre as origens da Covid-19.

Nossa visão  

PEC da Vingança. Surpreendentemente, a vingança não conquistou adeptos suficientes. Nesta quarta-feira, os dois requerimentos de retirada de pauta da PEC 5 foram derrotados com mais de 308 votos, aumentando a sensação de que a PEC acabaria aprovada. No fim, o desfecho que poucos imaginariam: a PEC teve o voto de 297 deputados, faltando 11 para sua aprovação. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É certo que o pensamento por trás de muitos dos que deram seu assentimento à PEC 5 era justamente aquele verbalizado pela deputada de extrema-esquerda: o Congresso não quer outras Lava Jatos, outros Dallagnois e outros Moros – o que só dá mais razão a Deltan Dallagnol quando afirmou que, se Sergio Moro ainda fosse juiz, a PEC 5 não se limitaria ao CNMP, mas miraria também o Conselho Nacional de Justiça.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Processado nos EUA. Extradição de general que apontou financiamento venezuelano a Lula gera impasse na Espanha

Fortaleza. Polícia do CE acusa loja de “criar alerta” sobre a entrada de negros; gerente é indiciado

Futuro energético. Como o ambientalismo vulgar e o medo da energia nuclear podem causar um apagão mundial

Colunas e artigos

Tecnologia para o poder. Nunca a humanidade esteve tão monitorada, submetida a escrutínio, análise e avaliação. Em sua coluna, Daniel Lopez fala sobre o uso das novas tecnologias para magnificação da fortuna e do poder.

Fernando Jasper fala do “meteoro” chamado Jair Bolsonaro que voltou a assombrar Paulo Guedes.

Bruna Frascolla mostra as diferenças de dois prédios em um centro urbano, o bonito e o mau.

Para inspirar

Dia do Chef de Cozinha. Em 20 de outubro comemorou-se o Dia Internacional do Chef de Cozinha. Para marcar a data e exaltar o poder da educação de novos profissionais nesta área, o Bom Gourmet conta a história de três das principais escolas de gastronomia do mundo. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]