Secretário estadual de Saúde Beto Preto assina ofício ao Ministério da Saúde cobrando vacinas para adolescentes no Paraná.
Secretário estadual de Saúde Beto Preto assina ofício ao Ministério da Saúde cobrando vacinas para adolescentes no Paraná.| Foto: Américo Antonio/SESA

O governo do Paraná decidiu pressionar o Ministério da Saúde para que mude de postura e reveja a orientação de proibir a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes. Nesta quinta-feira (23), uma comitiva da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai a Brasília entregar ao governo federal ofício cobrando o envio de doses para a imunização do público de 12 a 17 anos, faixa etária de aproximadamente 900 mil pessoas no estado. O documento é assinado pelo secretário de Saúde Beto Preto.

“Vamos insistir na vacinação de adolescentes. Já pactuamos uma decisão no estado, mas é importante ressaltar que sem vacina não podemos avançar. Por isso a necessidade de cobrarmos, com diálogo e diplomacia, o envio de doses por parte do governo federal”, explica Beto Preto em nota na Agência Estadual de Notícias (AEN).

O Paraná já havia decidido terça-feira (21) pela vacinação dos adolescentes sem problemas de saúde, em rara decisão do governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD) contrária à gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em reunião da Sesa com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), ficou acertado o início da vacinação de adolescentes sem problemas de saúde para a próxima terça-feira (28). Já a vacinação dessa faixa etária com comorbidades e deficiências, grávidas e mães que tiveram filhos há 45 dias, além de índios e menores privados de liberdade começa nesta semana.

A vacinação dos jovens com 17 anos na próxima semana será com doses remanescentes das reservas técnicas de cada município. Porém, para aplicação em adolescentes de 16 anos para baixo o estado precisa receber novas remessas de vacinas.

Em nota, o governo do estado afirma que está na expectativa de que o Ministério da Saúde reveja a nota técnica que recomenda não vacinar adolescentes sem comorbidades ou deficiência. A Sesa ressalta que a imunização deste público está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que a aplicação seja com a Pfizer, único imunizante autorizado no Brasil para as pessoas de 12 a 17 anos.