• Carregando...
Secretaria da Saúde confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Paraná.
Secretaria da Saúde confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Paraná.| Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou neste domingo (3) o primeiro caso de varíola dos macacos no Paraná. O caso confirmado é de um homem de 31 anos, morador de Curitiba, que viajou para São Paulo entre os dias 16 e 18 de junho. Ele era um dos três suspeitos de terem contraído a doença que estavam sendo investigados pela Sesa.  Os outros dois são de Londrina e Cascavel e continuam em investigação.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

As amostras dos suspeitos foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

A varíola dos macacos é causada pelo vírus monkeypox e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]