Paisagem

Confira quatro lugares para contemplar o pôr do sol em Curitiba

Equipe Pinó
15/10/2021 10:28
Thumbnail

Praça das Nações, um dos pontos mais altos de Curitiba para ver o pôr do sol.

Que Curitiba é reconhecida pelos dias nublados e chuvosos, todo mundo já sabe. Talvez, também por esse motivo, aproveitar quando o sol aparece na cidade seja palavra de ordem para manter a vitamina D em dia e, é claro, apreciar os momentos especiais de quando os dias azuis dão o ar da graça.
Com o despertar da primavera e em seguida o verão, os dias ensolarados na cidade são mais comuns. Um dos momentos mais especiais nessas ocasiões é, com certeza, o período em que o sol se põe. Assim, formando paisagens espetaculares no horizonte, e diferentes tonalidades e cores no céu. Alguns lugares são excepcionais para contemplar um entardecer de tirar o fôlego em Curitiba. Confira:

1. Praça das Nações

Por ser um dos pontos mais altos de Curitiba, a Praça das Nações, no Alto da XV, é um local privilegiado para acompanhar o pôr do sol. São quase mil metros de altitude, que proporcionam a paisagem de uma vista ampla do centro da cidade. O sol se põe atrás dos prédios, revelando o contorno dos edifícios no horizonte. É lá que amigos, famílias e companheiros se reúnem para ver o entardecer enquanto tomam o tradicional caldo de cana do casal Elídia e Gicelio Sturião, que existe desde 1972, um dos mais antigos pontos da bebida na cidade. Outro atrativo da praça é o painel do artista curitibano Poty Lazzarotto, de 23 metros de comprimento, inaugurado em 1996, em comemoração aos 303 anos de Curitiba.
Localização: Praça das Nações, s/nº - Alto da Rua XV

2. Parque Barigui

O Parque Barigui é um dos locais mais tradicionais para contemplar o entardecer na cidade.<br>
O Parque Barigui é um dos locais mais tradicionais para contemplar o entardecer na cidade.<br>
O fim de tarde no Parque Barigui é um dos mais tradicionais de Curitiba. Sentado no gramado, é possível contemplar o pôr do sol na vegetação do parque e prédios da região. O evento transforma o lago central em um grande espelho d'água, tornando a vista ainda mais interessante. Mas também é possível apreciar a paisagem escolhendo o horário do entardecer para a prática de exercícios, como uma caminhada na pista que contorna o parque, para acompanhar o pôr do sol em diferentes espaços do local.
Localização: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho.

3. Parque Tanguá

O pôr do sol no Tanguá é um dos cartões postais de Curitiba.
O pôr do sol no Tanguá é um dos cartões postais de Curitiba.
Um dos parques mais apreciados pelo turismo na cidade, o Tanguá, é também um dos principais pontos para acompanhar o pôr do sol em Curitiba. Construído em um local de pedreiras desativadas, ocupa uma área de preservação de 235 mil m². O mirante, em cima do paredão de pedra, é um ponto privilegiado para ver o entardecer. Porém, o evento também fica atrativo na entrada principal do parque, um dos cartões postais da cidade, onde o lago com chafariz refletem as cores alaranjadas do céu.
Localização: R. Oswaldo Maciel, S/N – Pilarzinho.

4. Praça Abílio de Abreu (Pista do Guabi)

Para os amantes de esportes de gravidade, a Pista do Guabi oferece também uma vista panorâmica da cidade.<br>
Para os amantes de esportes de gravidade, a Pista do Guabi oferece também uma vista panorâmica da cidade.<br>
A Pista do Guabi, como é conhecida, leva esse nome por possuir uma pista com cerca de 250 metros direcionada à prática de esportes de gravidade. Localizada no bairro Guabirotuba, é famosa entre skatistas e amantes dos carrinhos de rolimã. É no alto da praça, no início da pista, que as pessoas podem acompanhar não apenas quem desce pelo asfalto, como uma vista panorâmica da cidade, onde o sol se põe. No alto da praça também está localizada a nova loja da rede Porks, com um deque que contempla a vista para o horizonte, na companhia de chope e sanduíches.
Localização: Praça Abílio de Abreu, s/nº - Guabirotuba