• Carregando...

As eleições 2022 vão contar com uma novidade no sistema eleitoral: as federações partidárias. Trata-se de um dispositivo criado pelo Congresso em 2020 que permite que as siglas façam uma espécie de fusão temporária que vai valer não apenas para as eleições, mas para os quatro anos seguintes.

E é aí que o cenário de incertezas aparece e põe em risco o instrumento que mal teve tempo de ser usado. Isso porque há muitas dúvidas sobre a real efetividade desse dispositivo, além de criam algumas complicações para as siglas na hora de fechar alianças na disputa de outubro.

Por isso mesmo, há um temor de que haja até mesmo uma judicialização da questão, o que pode fazer com que as tais federações fracassem antes mesmo de serem colocadas em prática — e tudo isso com a corrida eleitoral batendo às portas.

Para entender melhor o impasse, o podcast 15 Minutos de hoje conversa com Rodolfo Costa, repórter da Gazeta do Povo em Brasília, para entender melhor o que são as federações, quais as controvérsias em torno delas e o que pode acontecer com elas até outubro.

***

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***

Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]