crescimento inflação PIB
Pesquisa aponta que 37,8% dos brasileiros como prioridade para o país o combate à inflação.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O país vem demonstrando mais preocupação com o controle da inflação, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Sivis e divulgada nesta segunda-feira (29). O levantamento mostrou que 37,8% dos brasileiros acreditam que o combate à inflação deveria ser a "prioridade máxima" do governo nos próximos anos. Outros 36,4% citam que a prioridade deveria ser "manter a ordem na nação"; 17,7% "proteger a liberdade de expressão"; e 8,2% defendem "dar mais voz às pessoas na política".

Este é o terceiro ciclo da pesquisa "Valores em Crise" idealizada pela World Values Survey Association e aplicada no Brasil pelo Instituto Sivis, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). O levantamento é baseado na "premissa de que as pessoas possuem valores morais que determinam como elas julgam situações e outras pessoas, e, portanto, como elas se comportam em diferentes contextos sociais em tempos de crise", como a pandemia da Covid-19, segundo o instituto.

No ciclo anterior, "manter a ordem da nação" era considerada a prioridade máxima para os brasileiros, mas caiu de 40,1% para 36,4%. O pico deste item ocorreu durante a primeira onda da pesquisa, quando atingiu 47%. Já o combate à inflação cresceu ao longo do levantamento. No primeiro registro a preocupação dos entrevistados estava em 22,5%; no segundo 29,1%; até chegar aos 37,8%.O levantamento ouviu 1.301 pessoas que também responderam à primeira e à segunda onda da pesquisa em maio e junho de 2020 e em janeiro e fevereiro de 2021, respectivamente.