Petrópolis foi atingida por fortes chuvas em fevereiro. Na imagem, deslizamento no Morro da Oficina
Petrópolis foi atingida por fortes chuvas em fevereiro. Na imagem, deslizamento no Morro da Oficina| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Suspeitas de irregularidades na contratação de serviços após as chuvas em Petrópolis (RJ), em fevereiro deste ano, motivaram uma operação da Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) nesta sexta-feira (12). De acordo com a Agência Brasil, 13 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços ligados a funcionários da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e a empresários.

Cerca de 230 pessoas morreram nos desmoronamentos, deslizamentos de encostas e enchentes registrados em Petrópolis em fevereiro de 2022.

Em um dos casos investigados, uma empresa teria cobrado o dobro do valor habitual. A contratação foi feita sem licitação por causa do estado de calamidade pública. O prejuízo aos cofres públicos chegaria a R$ 500 mil nesse caso.

A prefeitura de Petrópolis informou que os funcionários suspeitos de participação nas irregularidades foram afastados. “A prefeitura é a maior interessada em apurar os fatos e abriu processo para apurar o caso imediatamente após deflagrada a operação”, diz um trecho da nota da administração municipal.