Antonio Anastasia e Alexandre Silveira
Antonio Anastasia e Alexandre Silveira, que vai substituí-lo no Senado.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O futuro senador Alexandre Silveira (PSD-MG) foi convidado para ser líder do governo no Senado. Silveira vai assumir a vaga que será deixada por Antônio Anastasia (PSD-MG), escolhido para ser ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Em breve, Anastasia tomará posse na nova função e deixará a cadeira no Senado para seu suplente.

Segundo a CNN, a escolha de Alexandre da Silveira seria uma tentativa do governo de se reaproximar do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que se distanciou do Planalto após entrar na lista de possíveis candidatos a presidente da República. Silveira tem proximidade política com Pacheco: ambos são mineiros e estão no mesmo partido.

Silveira é membro da da executiva nacional do PSD e preside o partido em Minas Gerais. No primeiro governo Lula, foi diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Ocupou uma vaga na Câmara dos Deputados entre 2007 e 2014. Também ocupou cargos no governo de Minas. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de assuntos técnicos e jurídicos da presidência do Senado.