O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz| Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), e a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) questionaram, na sessão da comissão desta terça-feira (19), o fato de a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) não ter promovido mais encontros motivados pela pandemia de coronavírus. O farmacêutico Elton Chaves, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e membro do Conitec, disse que o órgão manteve sua agenda de encontros mensais e que só fez uma reunião extraordinária desde o início da pandemia até os dias atuais.

Segundo Aziz, os membros da Conitec agiram com passividade ao não requisitarem encontros para discutir a aplicação de medicamentos como cloroquina e ivermectina contra a Covid-19, que ganharam notoriedade como alternativas de tratamento precoce para a doença, mesmo sem comprovação científica.

A Conitec entrou no foco da CPI após tirar da pauta de sua reunião do último dia 7 a discussão de um relatório que condenaria a utilização da cloroquina contra a Covid-19. A medida teria ocorrido por pressão do ministro Marcelo Queiroga e do presidente Jair Bolsonaro. Queiroga disse que não manifestaria opiniões sobre o tratamento precoce porque aguardaria uma decisão da Conitec sobre o tema - o que ainda não ocorreu.