O caminhoneiro Zé Trovão teve prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O caminhoneiro Zé Trovão teve prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.| Foto: Reprodução/YouTube

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar um novo pedido de habeas corpus do caminhoneiro Marco Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. O ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva do caminhoneiro no dia 1º de setembro. A informação foi divulgada pelo Jota. A maioria foi formada na última sexta-feira (15).

A análise do pedido para reverter a prisão preventiva está sendo feita pelo plenário virtual da Corte e termina nesta segunda-feira (18). O habeas corpus foi protocolado por deputados apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Zé Trovão ainda está foragido e solicitou asilo político ao México. Ele é investigado no inquérito sobre atos antidemocráticos.

O ministro Edson Fachin, relator do caso, já tinha negado o pedido de forma liminar. Ele foi acompanhado pelos ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber. Moraes está impedido de participar, pois a decisão tomada por ele foi questionada na ação. Por isso, os cinco ministros que já votaram formam a maioria.