Senado
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial.| Foto: Pedro França/Agência Senado

Senadores governistas pediram nesta terça-feira (28) que outros requerimentos de instauração de comissões parlamentares de inquérito sejam levados em conta antes da CPI do MEC. A ideia é cobrar isonomia do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), depois de ele ter sinalizado a senadores que estaria disposto a abrir imediatamente a comissão para investigar irregularidades no MEC.

Pedidos de abertura da CPI das ONGs na Amazônia, do narcotráfico e de obras inacabadas no campo da educação, que já haviam sido feitos, foram reiterados nesta terça, mesmo dia em que a CPI do MEC foi protocolada. Os senadores pedem que se respeite a fila de antiguidade de CPIs prontas para instalação.

Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo no Senado, cobrou da Presidência do Senado uma CPI para apurar irregularidades em obras públicas inacabadas de creches, escolas e universidades no período de 2006 a 2018. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pede a instauração da CPI do Crime Organizado e do Narcotráfico. Já o senador Plínio Valério (PSDB-AM) pretende que se investigue o uso de recursos públicos por organizações não governamentais na Amazônia, a chamada CPI das ONGs.