• Carregando...
Início da produção do painel sobre a liberdade sexual
Início da produção do painel sobre a liberdade sexual| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Catorze painéis sobre liberdades estão sendo produzidos por grafiteiros na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Trata-se de uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Instituto Justiça e Cidadania (IJC), em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil. Uma das liberdades que compõem o conjunto de obras é a sexual e a representação escolhida foi a dos direitos da população LGBT. Outro painel terá o tema do combate às fake news e ao discurso de ódio. O lançamento oficial dessa ação do Projeto Liberdades será apenas em agosto, mas as obras já estão sendo pintadas e as primeiras imagens já foram divulgadas pelo Supremo.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Os grafites também farão parte de uma cartilha que será distribuída aos jovens. As ilustrações irão acompanhar textos produzidos pelos ministros do STF e advogados sobre as liberdades. De acordo com informações do Supremo, um milhão de cartilhas serão distribuídas em todo o país para estudantes do ensino médio da rede pública. A ação também faz parte do Programa de Combate à Desinformação do tribunal.

  • Fotos: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Com relação aos artigos, o ministro Edson Fachin escreveu sobre a liberdade do voto; Rosa Weber vai tratar da liberdade do trabalhador; Dias Toffoli irá produzir um texto sobre a liberdade de expressão; o artigo de Luiz Fux terá como tema a liberdade econômica; Ricardo Lewandowski irá escrever sobre a liberdade de reunião; Luís Roberto Barroso vai produzir um artigo sobre a liberdade sexual; o tema que ficou sob a responsabilidade de Gilmar Mendes é a liberdade de ir e vir; o artigo de André Mendonça será sobre liberdade religiosa; liberdade empresarial é o tema do texto de Kassio Nunes Marques; Cármen Lúcia vai tratar da liberdade imprensa; e Alexandre de Moraes vai escrever o artigo sobre liberdade eleitoral.

Além dos ministros, o advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vai escrever um artigo sobre a liberdade do exercício profissional; e o advogado Pierpaolo Bottin irá tratar da liberdade de cátedra.

Como já foi mencionado, há também um painel sobre combate às fake news e ao discurso de ódio. De acordo com o STF, os artistas foram selecionados pelo fundador da Escola Carioca de Grafitti e do Museu do Grafitti do Rio de Janeiro, Fael Tujaviu, que produziu o painel sobre a liberdade do voto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]