• Carregando...
Sociedade Rural do Paraná, afirma que estão com a  sensação de missão cumprida | Sociedade Rural do Paraná/Divulgação
Sociedade Rural do Paraná, afirma que estão com a sensação de missão cumprida| Foto: Sociedade Rural do Paraná/Divulgação

Nesta quinta-feira (12), a Sociedade Rural Do Paraná (SRP), organizadora do evento, divulgou o balanço final da ExpoLondrina 2016, um dos maiores eventos agropecuários da América do Sul. Em um ano de incertezas no cenário político e diante da crise econômica que atinge o Brasil, o faturamento da Expolondrina registrou uma queda de 8,5% no volume global comercializado, de aproximadamente R$ 427 milhões em 2015 para pouco mais de R$ 400 milhões este ano.

O público dos oito dias de shows cresceu 7,74% em relação a Expo2015, mas o público geral de visitantes no parque teve uma queda de 7,2% em comparação a 2015 e atingiu 522.069. A perda mais expressiva foi no último domingo da exposição, quando o parque deixou de receber 30 mil visitantes. O dia tradicionalmente o de maior público no parque coincidiu com a votação do impeachment da presidente da República na Câmara dos Deputados.

“São dados que refletem o momento que o país passa. Mas para nós da Sociedade Rural do Paraná, estamos com a sensação de missão cumprida, provando que com competência, união e parcerias é possível surpreender positivamente os pessimistas de plantão. Foi uma grande vitória”, sustenta o presidente da entidade, Moacir Sgarioni.

Apesar da redução no volume comercializado, importantes setores econômicos registraram crescimento, como o de venda de veículos, que comercializou cerca de 525 unidades, 26% mais que em 2015, entre carros de passeio e utilitários; setor de alimentação, incluindo restaurantes e lanchonetes, com crescimento de 10%; Feira de Sabores, com 41%; setor de varejo no Pavilhão Internacional, crescimento de 4,55%; e o setor de selarias, troncos e balanças, com faturamento 8% superior a 2015.

Um dos pontos altos da ExpoLondrina deste ano foi também a agenda técnica, com a realização de 30 eventos, entre seminários, palestras, encontros e debates; além de 54 oficinas temáticas realizadas pela Emater, na Via Rural-Fazendinha. Considerado um dos pilares da Exposição ao levar, de forma prática e gratuita, informações a mais de 13 mil produtores rurais e empresários,a agenda técnica também cresceu consideravelmente. Ano passado foram 14 eventos, contra 30 este ano; além de 54 oficinas temáticas (36 ano passado).

“Temos certeza que essa agenda contribuiu e muito para atrair um número maior de produtores e empresários interessados em novos conhecimentos. A agenda técnica é um dos nossos principais pilares, porque significa uma grande oportunidade para o agropecuarista adquirir novas técnicas de manejo, conhecer as novas tecnologias disponíveis e trocar informações sobre as suas atividades”, diz o presidente da SRP. Nos 11 dias de Exposição, 13.720 produtores rurais e empresários participaram dos eventos técnicos, que também deram grande ênfase ao tema exportações.

Empregos

A ExpoLondrina é um evento de impacto econômico regional. Segundo Sgarioni, este ano foram gerados 6.800 empregos diretos e indiretos a moradores de Londrina e região. “Além disso, pagamos alta soma de impostos para a Prefeitura e a órgãos federais. Acima de tudo, geramos notícias positivas antes, durante e depois, contrapondo o cenário negativo. Promovemos uma agenda de lazer e a ExpoLondrina muda, de forma positiva, a rotina da cidade”, destaca.

Entre os atrativos para o público em geral, Sgarioni cita o Parque de Diversão Ita Center, o maior parque itinerante do país; shows, a Feira de Sabores, Feira de Pequenos Animais, além dos bons restaurantes, da Expo Food Truck (realizada pela primeira vez), além de praças de alimentação com opções variadas para todos os gostos e bolsos.

Os resultados foram apresentados pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná, Moacir Sgarioni; e pelo diretor comercial, Nivaldo Benvenho. A apresentação também foi acompanhada pelos diretores Wanderley Batista da Silva, Paulo Nolasco, Luiz Fernando Coelho da Cunha Filho e Luly Barbero.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]