• Carregando...
De acordo com o Sistema Florestal Brasileiro, do total de imóveis cadastrados no estado até agora, 292,2 mil (93,26%) são de pequenos produtores | BRUNNO COVELLO/Agência de Notícias Gazeta do Povo
De acordo com o Sistema Florestal Brasileiro, do total de imóveis cadastrados no estado até agora, 292,2 mil (93,26%) são de pequenos produtores| Foto: BRUNNO COVELLO/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Mais de 4 milhões de hectares de terras no Paraná ainda estão fora do Cadastro Ambiental Rural (CAR), informa balanço do Serviço Florestal Brasileiro. Os números foram atualizados depois que a primeira data final de cadastro venceu (no dia 5 de maio). Aos 45 do segundo tempo, no entanto, o prazo para que pequenos produtores se cadastrem foi prorrogado até maio de 2017. Isso deixa irregulares apenas os médios e grandes proprietários de terras que ainda não incluíram suas informações no sistema.

PASSO A PASSO: veja como fazer e tire todas as suas dúvidas sobre o CAR.

SITE: acesse o site do CAR para prestar as informações e ficar em dia com o Governo Federal.

O Paraná teve um incremento de 28,08% de imóveis regularizados alcançando um patamar de 73,6%. Isso significa que 313.387 imóveis do estado já constam no CAR, em uma soma de 11,3 milhões de hectares. Para se ter ideia do quanto os produtores do estado correram atrás de se regularizar com o CAR, em abril havia 8,8 milhões de hectares cadastrados, distribuídos em 251 mil propriedades – 57,47% do total. O Paraná tem um total de 15,4 milhões de hectares em áreas de produção, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Sistema Florestal Brasileiro, do total de imóveis cadastrados no estado até agora, 292,2 mil (93,26%) são de pequenos produtores, 15,9 mil (5,1%) se enquadram na faixa de médios produtores e 5,1 mil (1,64%) são grandes produtores. Em relação ao tamanho das áreas, médios e grandes produtores detêm a maior parte das terras cadastradas, com 56% – sendo 37% de grandes produtores e 19% de médios. O restante, cerca de 44%, corresponde a pequenas propriedades. São consideradas pequenas propriedades aquelas que tem de zero a quatro módulos fiscais (MFs), médias as de quatro a 15 MFs e grandes as com mais de 15 MFs.

Nacional

De acordo com o levantamento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulgado nesta sexta-feira (06), em todo o Brasil foram cadastrados 92,53% de imóveis rurais até quinta-feira (05), o que equivale a uma área de aproximadamente 308,743 milhões de hectares. Até março, segundo o balanço, 70,29% da área passível de cadastrado já estava regularizada (279 milhões de hectares) o que significa que o salto na regularização com o CAR foi uma tendência em todo o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]