• Carregando...
Ontem e hoje foram reservados para os julgamentos de raças, na pista do pavilhão de exposições. Os animais julgados são predominantemente de criadores da região dos Campos Gerais. | ExpoFrísia/Divulgação
Ontem e hoje foram reservados para os julgamentos de raças, na pista do pavilhão de exposições. Os animais julgados são predominantemente de criadores da região dos Campos Gerais.| Foto: ExpoFrísia/Divulgação

Modelo de gestão em tempos de crise foi o destaque da ExpoFrísia 2016, que termina nesta sexta-feira (29) em Carambeí (PR), nos Campos Gerais, região que é referência nacional em produção de leite.

No início de abril, o banco holandês Rabobank apresentou um relatório sobre as perspectivas para o mercado global de lácteos. No tópico em que o Brasil é citado, a instituição financeira projeta um recuo entre 3% e 5% na produção e consumo de leite no país. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) mostram que no Paraná, o setor fechou 2015 com os piores preços dos últimos quatro anos, atingindo uma média de R$1,04/litro, contra R$1,13/litro registrado na média de 2011. O fenômeno foi provocado pelos aumentos do custo de produção, principalmente da ração, e de energia.

Na contramão deste cenário, a cooperativa Frísia, de Carambeí, nos Campos Gerais, registrou um aumento de 7% na produção no primeiro semestre. De acordo com o Jefferson Pagno, gerente de pecuária de leite da Frísia Cooperativa Agroindustrial, o resultado só foi possível com planejamento e gerenciamento. “Com rações compradas antecipadamente, a preços mais competitivos, e com um modelo de gestão focado no controle de custos e ao aumento da produtividade na propriedade, conseguimos manter ritmo”, explica. Segundo ele, o esse sistema tem como princípio gerenciar a fazenda como uma empresa e garantir o sucesso pessoal e profissional dos administradores.

Todo este modelo foi apresentado durante a ExpoFrísia. “Enquanto em outras regiões do país, os produtores reduziram a produção. Nós fizemos o contrário, justamente para diminuir os impactos da crise”, conta. De acordo com Jefferson Pagno, os cooperados contaram com todo o auxílio de técnicos e especialistas da cooperativa e de parceiros.

Expo

Durante os três dias de feira, além de palestras, os 15 mil visitantes tiveram contato com novas tecnologias, novidades, palestras técnicas e intercâmbio de conhecimento entre os participantes.

Na quarta-feira (27), dia de abertura da ExpoFrísia, aconteceu o lançamento do 3º Catálogo de Touros da Intercooperação e as palestras. O catálogo reuniu uma seleção de animais de qualidade superior, escolhidos entre mais de mil exemplares das dez empresas de genética participantes.

Ontem e hoje foram reservados para os julgamentos de raças, na pista do pavilhão de exposições. Os animais julgados são predominantemente de criadores da região dos Campos Gerais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]