• Carregando...
Cecília deixou a função de professora para ingressar na agricultura após ficar viúva, há 13 anos | Syngenta/Divulgação
Cecília deixou a função de professora para ingressar na agricultura após ficar viúva, há 13 anos| Foto: Syngenta/Divulgação

A produtora de soja Cecília Barros de Melo Falavigna, da cidade de Floraí, Noroeste do Paraná, venceu pelo segundo ano consecutivo a categoria soja do concurso Plataforma de Produtividade Integrada (PIN) 2015/16. Com um rendimento de 92 sacas por hectares, Cecília abocanhou o bicampeonato do prêmio. Em 2014/15 (ciclo anterior), Cecília obteve a primeira colocação com a marca de 92,9 sacas por hectare - a média nacional é de 48,9 sacas por hectare, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cecília começou na agricultura depois de ficar viúva, há 13 anos. Desde então, largou o ofício de professora e começou a mexer com a terra. Sem saber por onde começar a manter o negócio funcionando, no começo diz ter aprendido na prática. Mas a produção dela atingiu outro patamar quando passou a usar além da assistência da cooperativa na região dela, a orientação fornecida em concursos de produtividade dos quais participa anualmente. “Com o uso de tecnologia avançada você tem um custo mais alto, mas você tem resultado”, diz. A produtora destinou uma área de oito hectares ao concurso da Syngenta, de um total de 726 hectares nos quais mantém o grão.

O prêmio PIN é promovido há dois anos pela Syngenta, uma das maiores empresas do mundo no ramo de sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas. O projeto começa anualmente com a seleção de agricultores em eventos realizados em todo o Brasil antes das safras. Os produtores em geral destinam parte de suas lavouras ao PIN, e contam com a assistência técnica da multinacional. O concurso trabalha somente com os insumos da marca Syngenta, bancados pelos produtores.

Neste ano, 2,7 mil produtores participaram do programa, que tem três categorias: soja, milho, trigo e silagem (confira abaixo a lista de premiados no último sábado, dia 2 de julho). Dos 2,7 mil produtores, todos vinculados a cooperativas e outros parceiros de agronegócio, cerca de 100 casais, com os melhores desempenhos de produtividade, foram levados a um hotel durante três dias para um intercâmbio entre eles, palestras sobre os desafios da agricultura e para a grande noite de premiação. No ano que vem, a Syngenta levará os vencedores do PIN a um resort na Bahia.

Conheça os campeões

Soja

Cecília Barros de Melo Falavigna, do Paraná, com 92 sacas por hectare (média nacional do IBGE: 48,9 sacas por hectare).

Trigo

Dirceu Roberto Dallacua, do Rio Grande do Sul, com 95,2 sacas por hectare (média nacional do IBGE: 37 sacas por hectare).

Milho silagem

Marcelo Piva, do Paraná, com 45,436 litros de leite por hectare (média do IBGE não disponível). 

Milho verão

Paulo Biesdorf, de Santa Catarina, com 224,7 sacas por hectare (média nacional do IBGE: 81,4 sacas por hectare).

* O jornalista viajou a convite da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]