• Carregando...
56 lotes de animais (47 éguas e 9 machos) estarão à venda durante o 22º. Rebate Anual de cavalos crioulos. | Antonio More
/Gazeta do Povo
56 lotes de animais (47 éguas e 9 machos) estarão à venda durante o 22º. Rebate Anual de cavalos crioulos.| Foto: Antonio More /Gazeta do Povo

Neste sábado (11), 56 lotes de animais (47 éguas e 9 machos) estarão à venda durante o 22º. Rebate Anual de cavalos crioulos, que será realizado na Cabanha São Rafael, em Balsa Nova, a 50 quilômetros de Curitiba, que será conduzido pela Trajano Silva Remates. O evento marca o aniversário de 30 anos do criatório, um dos mais respeitados e vitoriosos da raça Crioula.

Além do leilão, também será lançado o Instituo Purunã, uma entidade que vai desenvolver programas de fortalecimento da vocação turística da região de São Luiz do Purunã; realizar e apoiar programas de incentivo à cultura e ao folclore na região dos Campos Gerais; realizar atividades de educação ambiental, mediante programas de defesa, preservação e conservação do meio-ambiente, além de oferecer programas educacionais de capacitação técnica e qualificação profissional dos cidadãos para geração e apropriação de renda baseada em atividades sustentáveis.

Segundo o proprietário da cabanha, Mariano Lemanski, a São Rafael nasceu com um sonho de guri e virou um sonho de adulto. “O cavalo era um entretenimento. Sempre fui apaixonado, minha família é gaúcha, sempre tivemos essa ligação com a raça Crioula. Ao longo dos últimos 30 anos, tivemos muitas conquistas, os animais mais premiados da raça. E agora é o momento de dar um novo salto. Transformar o cavalo em um agente social capaz de transformar a realidade”, explica.

O Instituto Purunã será financiado inicialmente com o faturamento do remate da São Rafael. No entanto, o objetivo é construir parceiras. “Queremos expandir, dar o próximo passo, trazer o cavalo para o lado mais humano, resgatar o passado e a cultura da nossa região, que teve origem no tropeirismo”, afirma.

Um dos projetos em andamento é a reconstrução da Trilha da Floresta Encantada em São Luiz do Purunã para educação ambiental em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS).

Inéditos

A programação começou nesta sexta-feira (10), com as provas da 17.ª Credenciadora de Inéditos, que dá vaga aos melhores animais para as competições nacionais do Bocal de Ouro e, posteriormente, do Freio de Ouro. Os animais passam por um julgamento morfológico e por provas funcionais, como a mangueira, a esbarrada e a paleteada. Após as provas, oito animais – quatro machos e quatro fêmeas – estão classificados para o Bocal de Ouro, classificatória que reúne somente exemplares inéditos, em abril, em Esteio (RS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]