• Carregando...
 | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

A crise econômica não será suficiente para inibir a avicultura estadual e nacional. Apesar do cenário adverso, a cadeia da produção de frango, tanto na produção como na exportação, deve registrar novo crescimento em 2016. Este é o consenso dos mais de 70 técnicos e profissionais de todos os elos da cadeia presentes no evento de encerramento da Expedição Avicultura 2015, realizado nesta quinta-feira (28), no Espaço Cultural BRDE, em Curitiba.

O prognóstico é bastante positivo. No Paraná, a produção deve aumentar 5%, enquanto a exportação, na esteira do dólar valorizado, 15%. No âmbito nacional, os índices são de 3% e 4% de produção e exportação, respectivamente.

“Antes da crise chegar no frango irá chegar na carne vermelha. Mas a cadeia da avicultura irá crescer a taxas mais adequadas. A avicultura moderna é desenvolvimento econômico e social”, diz o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

Pedro Serapio/Gazeta do Povo

O crescimento da avicultura traz ganhos financeiros e colabora diretamente para o crescimento de outros setores do agronegócio nacional. “A cadeia do frango dá sustentabilidade para outros segmentos como milho, soja, portos e logística. É um produtor bastante consumido porque é saudável e continuará assim”, destaca Icaro Fiechter, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar).

1,5%

do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2015 veio da avicultura. O setor gera mais de 4,1 milhões de empregos, 700 mil somente no Paraná.

Se depender do aporte de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para a construção de novos aviários e/ou ampliação dos abatedouros, a avicultura paranaense está garantida para dar um novo salto.

“Os resultados de 2015 são a sequencia do que ocorreu em anos anterior. As iniciativas são capitaneadas pela sanidade e passam pelo crédito para os avanços do setor”, ressalta o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Paraná, Orlando Pessuti. “Em 2015, mais de 60% dos financiamentos foram para o agronegócio, com grande destaque para a avicultura. Queremos fazer mais neste ano”, complementa.

Atualmente, o Paraná é responsável por 32% da produção e 34% da exportação de frangos do Brasil. Considerando junto os outros dois estados da região Sul -- Santa Catarina e Rio Grande do Sul -- os índices saltam para 64% e 75%, respectivamente.

P rojeto

Ao longo de dois meses no final de 2015, a equipe da Expedição Avicultura percorreu 15 mil quilômetros pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsáveis por mais da metade da produção e da exportação brasileira da proteína branca. Além de visitar granjas e indústrias, o projeto percorreu os principais portos da região Sul para conhecer os investimentos para embarque de frango.

O projeto é uma iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, que realiza a expedição há três temporadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]