Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expedição Suinocultura

Cooperativas dos Campos Gerais dão sabor aos sanduíches dos paranaenses

Fornecedora de presunto, bacon e carne de grandes franquias, Alegra Foods está crescendo dentro do um mercado ainda pouco explorado de carne suína no país

Empresa, considerada um modelo de integração entre cooperativas, foi criada com 60% de investimento das cooperativas e 40% dos próprios suinocultores | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Empresa, considerada um modelo de integração entre cooperativas, foi criada com 60% de investimento das cooperativas e 40% dos próprios suinocultores (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

Criada em 2015, a Alegra Foods, empresa formada pelas cooperativas dos Campos Gerais – Castrolanda, Frísia e Capal –, é responsável pelo gostinho especial dos sanduíches consumidos pelos paranaenses. Fornecedora de presunto, bacon e carne de grandes franquias como o Madero e o Mcdonalds, por exemplo, a marca está crescendo dentro de um mercado ainda pouco explorado no país: a carne suína.

De acordo com o superintendente da Unidade de Carnes, Ivonei Durigon, a ideia de criar a Alegra Foods nasceu a partir da realidade da região. “Os cooperados estavam produzindo animais e vendendo vivo no mercado spot. Não tinha mais sustentabilidade por causa da variação de preços. As cooperativas avaliaram que [a suinocultura] era um mercado importante e resolveram investir neste mercado”, contra.

A empresa, considerada um modelo de integração entre cooperativas, foi criada com 60% de investimento das cooperativas e 40% dos próprios suinocultores. “O produtor de suínos também é dono da indústria. Se der resultado, vamos comemorar. Se der prejuízo, nós vamos ter que dividir. Com isso, o compromisso acaba sendo maior de por todos os envolvidos na cadeia”, explica Durigon. Atualmente, a empresa conta com 104 cooperados e 125 granjas. Ao todo, são abatidos 2,8 mil animais por dia. E a previsão é crescer para 4,6 mil no curto prazo.

Segundo Durigon, 30% do que é produzido pela Unidade de Carnes é exportado para 23 países. No mercado interno, 50% são destinados para indústrias e 20% para o varejo. “A marca está presente em diferentes redes do Paraná e de São Paulo. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, nós temos feitos alguns negócios. E o objetivo é expandir”, diz. A Alegra Foods fabrica mais de 50 produtos com carne suína que vão desde cortes especiais até presunto, salame, copa e bacon.

Sobre a Expedição Suinocultura 2016

Em sua primeira edição, a Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, projeto realizado há dez temporadas, e nesta edição conta com o apoio financeiro e técnico da Frimesa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Suinosul e Confraria do Leitão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.