• Carregando...
Com possibilidade de mais uma safra cheia, preços estão pressionados. | ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
Com possibilidade de mais uma safra cheia, preços estão pressionados.| Foto: ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Usda, surpreendeu o mercado ao divulgar, neta sexta-feira (31), a atualização dos números de plantio para a safra norte-americana 2017/18. Seguindo a tendência apontada durante o Agricultural Outlook Forum, realizado em fevereiro, o órgão aponta que os EUA devem priorizar a soja nesta temporada em relação ao milho. No entanto, o “nível de prioridade” será ainda maior do que o previsto.

A estimativa é de que a área destinada à oleaginosa fique 7% acima do que foi cultivado no último ciclo, totalizando 36,2 milhões de hectares. Em fevereiro, o Usda falava numa elevação na casa de 5,5%. “Esse número surpreendeu porque ficou acima de uma expectativa bastante otimista do mercado, que era de 35,7 milhões”, avalia o analista da Granoeste, Camilo Motter.

E se, até o momento, muitos produtores daqui vinham segurando mercadoria, na esperança de que os preços fossem melhorar, o anúncio do Usda caiu como um “balde de água fria” sobre os silos brasileiros. “Se você colocar esse dado e somar com todos os outros fatores, como a colheita recorde brasileira e a safra argentina que vai muito bem, é justificável essa queda em Chicago de aproximadamente 13% desde o dia 18 de janeiro e hoje está abaixo de US$10/bushel”, afirma o analista da Granopar, Aldo Lobo. “A esperança agora é o dólar, porque, a não ser que dê um problema muito sério nos EUA, vai ser difícil Chicago subir.”

No relatório desta sexta-feira, o departamento não atualizou a estimativa da produção norte-americana, que, no caso da soja, era de 113,5 milhões de toneladas, ou seja, quase 4 milhões de toneladas a menos em relação ao ciclo anterior, quando o país colheu um recorde de 117,2 milhões de toneladas. Apesar disso, salienta Lobo, “tudo leva a crer que a safra vai ser definida com clima neutro, como no ano passado. É grande a possibilidade da safra ser até maior”.

Camilo Motter ressalta que, além da produção futuro, os estoques, de acordo com o Usda, também estão mais altos do que previa o mercado. “Os estoques também surpreenderam de forma negativa”, diz. “O mercado esperava algo em torno de 45,7 milhões de toneladas, mas veio o número de 47,21 milhões. Para se ter ideia, no ano passado, nesta mesma época, o volume estocado era de 41,7 milhões de toneladas. A demanda cresce num ritmo menor que a oferta, isto é, os preços vão ficar pressionados”, acrescenta.

Milho

Se no caso da soja, a surpresa foi negativa, o mesmo não se pode dizer do milho, que teve redução de área estimada em 4%, ficando em 36,4 milhões de hectares. Mesmo com estoques de 218,9 milhões de toneladas – 1,7 milhão a mais do que o esperado e 20,2 milhões de toneladas acima do volume armazenado em 2016 -, existe terreno para que os preços se tornem mais competitivos. “A soja roubou espaço de trigo e principalmente milho. A área era esperada em 36,8 milhões de hectares e veio com 36,4 milhões de hectares. Há redução e, portanto, a expectativa geral é que a produção caia. Um pouquinho de clima adverso e isso o preço estará sensível”, opina o analista da Granoeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]