• Carregando...
Paraná tem quase 30% da produção nacional de tilápias e é líder na criação de peixes cultivados, com 93,6 mil toneladas - quase 15% do total nacional. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Paraná tem quase 30% da produção nacional de tilápias e é líder na criação de peixes cultivados, com 93,6 mil toneladas - quase 15% do total nacional.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Responsável por quase a metade da produção de pescados no país, a tilápia saiu do aquário e está “voando” no mercado. Entre 2005 e 2015, a produção cresceu 80% e o Brasil já o quinto maior produtor mundial da espécie, segundo dados da Embrapa divulgados neste mês.

Do total de 640 mil toneladas da produção nacional de peixes em cativeiro em 2016, segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), quase a metade foi devido à criação de tilápias. O estado do Paraná é o líder na produção de peixes cultivados, com 93,6 mil toneladas - quase 15% do total nacional.

Um dos motivos do avanço da criação nos últimos anos foi a regulamentação do uso de águas públicas para o cultivo intensivo por meio dos chamados tanques-rede. Conforme levantamento da Embrapá, 90% das solicitações de áreas aquícolas foram para a criação da tilápia.

“A concessão do uso de águas de lagos e reservatórios de hidrelétricas permitiu que piscicultores iniciassem a produção sem precisar ter a posse dessas águas, acelerando o crescimento dessa indústria no País”, comenta Renata Melon Barroso, médica-veterinária da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Paraná potencializa criações de tilápia

A especialista liderou um estudo nos últimos anos sobre os impactos socieconômicos da tilapicultura no Brasil e observou o aumento do profissionalismo dos produtores, com uso de novos equipamentos e técnicas de manejo. Segundo ela, isso aumentou a produtividade. No Paraná e em Santa Catarina, por exemplo, o uso de viveiros impulsionou a produção de tilápia de 30 para 50 toneladas por hectare.

Maiores produtores de tilápia

Paraná – 28,8%

São Paulo – 13,2%

Ceará – 12,7%

Santa Catarina – 11,4%

Fonte: IBGE

De acordo com Renata Barroso, esse aumento do cultivo pode levar o país a ser um grande exportador do peixe. Com quase 30% do mercado da espécie, o Paraná é o maior produtor de tilápia do Brasil e terá um novo apoio para promover essas exportações: a C. Vale deve inaugurar um novo frigorífico de peixes até dezembro.

O frigorífico fica em Palotina, no Oeste do estado, onde há grande volume de produção do pescado. Inicialmente, o local deve processar 50 toneladas de tilápias por dia, mas tem a meta de incluir outras espécies na lista, podendo chegar a 150 toneladas diárias. Com investimento total de R$ 110 milhões, a nova estrutura deve gerar mais de 400 empregos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]