• Carregando...
 |
| Foto:

Citroën C4 Lounge é um daqueles carros injustiçados no mercado. Oferece atributos que agradariam em cheio o consumidor de sedãs médios, como motor esperto com pitada esportiva, bom espaço interno, visual moderno, interior sofisticado, lista generosa de itens de série e preço competitivo. 

Ou seja, é um bom custo-benefício dentro um segmento tão concorrido.  Porém, os números de vendas não refletem essa percepção que temos do carro. É apenas o sétimo sedã médio mais emplacado no país, atrás de concorrentes diretos como VW Jetta Ford Focus FastbackNissan Sentra e anos-luz de distância da trinca líder da categoria: Toyota CorollaHonda CivicChevrolet Cruze.

>>‘Roda flexível’ acaba com quebra em buracos e danos ao pneu

No entanto marca francesa tentará mudar essa história com a chegada do novo C4 Lounge, na linha 2019 (estreia nas lojas no dia 20 de março). Não se trata de uma nova geração, ainda sem data para acontecer, mas de uma reestilização que deixou o visual ainda mais arrojado e mexeu no desenho interno e no pacote de equipamentos.

A dianteira ganhou novos elementos, com faróis full led nas versões mais caras e para-choques mais destacado, que trazem elementos cromados em ‘C' nas extremidades, onde se inserem os faróis de neblina. Esta assinatura reforça que o modelo pertence à família C4, assim como o C4 Picasso

Na traseira, as lanternas em led com lentes tridimensionais estão com um novo layout e passam a ser interligadas por uma barra cromada na tampa do porta-malas. As rodas de aro 17 também são novas.

>>Após dois adiamentos, placa padrão Mercosul entra em vigor neste ano

Na cabine o C4 Lounge recebeu uma nova central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque com contornos em preto brilhante. Ela incorporou os comandos do ar-condicionado e vem com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. 

Já o quadro de instrumentos agora é todo digital, com indicador de condução econômica, porém não traz a tecnologia TFT ou opções de personalização.

Gama enxuta

Citroën aproveitou o novo C4 Lounge para limitar a gama em apenas duas versões. A Feel, que oferece banco em couro, quatro airbags, camera de ré, navegador GPS, entre outros, ao preço de R$ 93.920.

A outra é a Shine, que agrega airbags do tipo cortina (totalizando seis bolsas), teto solar, chave presencial com botão de partida e rodas com acabamento diamantado. O preço é de R$ 102.790.

A gama também passa a contar com a versão Live, exclusiva para venda com isenção fiscal ao público PcD (pessoa com deficiência), ao preço de R$ 69.990. Entre outros itens, vem com rodas aro 16, multimídia, assistente de partida em rampa, piloto automático e controles de estabilidade e tração.

O conjunto mecânico continua sendo o interessante 1.6 turboflex de até 173 cv e 24,5 kgfm, associado ao câmbio automático de 6 marchas, com função ECO e Sport. 

>>Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil

O que traz cada versão:

C4 Lounge Feel

R$ 93.920

Direção elétrica; bancos e volante em couro; central multimídia com GPS e sistema de som; painel digital; ar-condicionado de duas zonas controlado por tela tátil; 4 airbags; controles de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; piloto automático; sensores de chuva e de iluminação; retrovisor fotocrômico; câmera de ré; rodas aro 16; isofix; luzes diurnas; faróis de neblina dianteiros com função 'cornering' (a iluminação acompanha a direção da curva); computador de bordo; vidros e retrovisores elétricos; e volante com regulagem de altura e profundidade.

C4 Lounge Shine

R$ 102.790

+ faróis full led; teto solar; seis airbags (agrega airbag de cortina); sistema de abertura de portas; partida com chave presencial; e rodas diamantadas.

C4 Lounge Live (para PCD)

R$ 69.990

Direção elétrica; rodas aro 16; painel digital; central multimídia; ar-condicionado de duas zonas controlado por tela tátil; assistente de partida em rampa; piloto automático; faróis de neblina dianteiros com função 'cornering'; volante com regulagem de altura e profundidade; computador de bordo; vidros e retrovisores elétricos; controles de estabilidade e de tração.

Concorrência Motores 
Preços
Citroën C4 Lounge
1.6 THP (173 cv/ 24,5 kgfm)
R$ 93.920 a R$ 102.790
Toyota Corolla
1.8 (144 cv/ 18,6 kgfm)
2.0 (153 cv/ 20,7 kgfm)
R$ 92.690 a R$ 117.900
Honda Civic
2.0 (155 cv/ 19,5 kgfm)
1.5 turbo (173 cv/ 22,4 kgfm)
R$ 89.400 a R$ 124.900
Chevrolet Cruze
1.4 turbo (153 cv/ 24,5 kgfm)
R$ 95.890 a R$ 109.190
VW Jetta
1.4 TSI (150 cv/ 25,5 kgfm)
R$ 94.190 a R$ 108.600
Ford Focus Fastback
2.0 (178 cv/ 22,5 kgfm)
R$ 85.200 a R$ 110.000
Nissan Sentra 
2.0 (140 cv e 20,0 kgfm)
R$ 82.900 a R$ 104.990

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]