• Carregando...
 | Renyere Trovão/Gazeta do Povo
| Foto: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Em qualquer salão de automóvel, os carros-conceito dividem a atenção do público com os lançamentos. O visual futurista e as soluções tecnológicas que parecem saídas dos filmes de ficção científica fascinam a todos, mesmo que não é tão ‘entendido’ de carro.

Na edição 2017 do Salão de Detroit (EUA), que termina neste domingo (22), os conceitos também atraem os holofotes. Talvez não em grande quantidade como se vê nas mostras de Paris, Genebra ou Frankfurt, mas eles estão lá para mexer com a imaginação das pessoas.

LEIA TAMBÉM: De malas prontas: confira as novidades do Salão de Detroit que virão para o Brasil

LEIA TAMBÉM: Dez novidades do Salão de Detroit que vão acelerar longe do Brasil

De Kombi do futuro, totalmente autônoma, a Chrysler Portal que leva o passageiro ao destino apenas pelo reconhecimento facial, confira os conceitos mais badalados deste ano:

A grande sacada da minivan elétrica autônoma da FCA é levar a pessoa ao seu destino pelo reconhecimento facial. E não só motorista, mas de qualquer um que acessar o Portal Concept e configurar suas preferências.

Também por meio de celular é possível regular a temperatura do ar-condicionado e dos bancos, ajustar o sistema de som, de iluminação e dos assentos. E tudo pelo comando de voz.

O Chrysler Portal Concept possui também zonas individuais de som, assim cada passageiro ouve o que desejar sem incomodar os demais e sem a necessidade de fones de ouvido.

A Guangzhou Automotive Group (GAC) é a única marca chinesa em Detroit e apresenta três novidades. Uma delas é o Trumpchi EnSpirit Concept, um pequeno crossover com estilo cupê.

É um conceito híbrido plug-in com motor 1.5 e que se destaca por oferecer conexão à internet para atualizações instantâneas do veículo.

Por dentro, chama a atenção o acabamento parcialmente revestido em madeira e um bonsai entre os bancos traseiros.

A principal novidade da Nissan revela como serão os sedãs da marca no futuro. O Vmotion 2.0 é repleto de vincos marcantes e traz ‘V’ que define a identidade da marca em tamanho gigante.

As linhas agressivas vistas no design lembram bastante as adotadas na nova geração Micra (March), exibida no Salão de Paris em outubro passado.

O carro traz o sistema autônomo ProPilot, que em breve será testado na segunda geração do Leaf. A tecnologia permitirá conduzir o carro no modo autônomo em ruas e cruzamentos, além de rodovias e tráfegos intensos.

O estilo futurista antecipa o design que dará origem a um crossover esportivo da marca.O Lexus UX Concept surpreende pelo o estilo pioneiro do interior. Telas ‘flutuantes’ no painel de instrumentos e acabamento em três dimensões.

O console central traz uma estrutura na qual exibe imagens holográficas com dados dos sistemas do ar-condicionado e de entretenimento. As câmeras ocupam o lugar dos retrovisores externos e as portas traseiras são estilo suicida.

O conceito da divisão de luxo da Nissan antecipa a versão definitiva da nova geração do SUV médio Infiniti QX50, posicionado entre o QX30 e o QX70.

O projeto vem equipado com um novo motor novo 2.0 turbo, que substitui o motor V6 3.7, e com um sistema inteligente de tração integral.

Oferece ainda diversas funções de auxílio à condução com uma proposta mais segura e autônoma.

É a resposta da Audi para o BMW X6 e o Mercedes GLE Coupé no segmento de SUV grandes de luxo. O Audi Q8 Concept praticamente antecipa o visual e o estilo do modelo alemão que tem estreia mundial prevista para 2018, inclusive no mercado brasileiro.

A grade frontal é bem destacada e formada por seis barras verticais, que dividem os faróis com iluminação a laser. As lanternas são horizontais e chamam a atenção por emitirem um facho luminoso que corre de um lado para o outro.

Sob o capô ronca o motor 3.0 V6 turbo, de hipotéticos 333 cv, acompanhado de outro elétrico de 136 cv. Quando combinados, geram 469 cv e uma impressionante força de 84,6 kgfm.

O utilitário off road feito pelo Mopar, divisão de personalização da FCA, não é uma estreia em Detroit. Já brilhou no SEMA Show 2016, feira de customização que ocorre nos EUA.

Mesmo assim, o Jeep CJ 66 Concept ocupa um lugar de destaque no estande, chamando atenção pelo visual inconfundível no ícone da marca. O projeto reúne criatividade com simplicidade, combinando diferentes gerações do modelo com muita discrição.

O estande deste conceito urbano está longe dos holofotes do salão. Mas é impossível passar por ele reservar um tempinho para apreciar o estilo futurista da pequena fabricante suíça Rinspeed.

O carro autônomo propõe um projeto inusitado de mobilidade no futuro, no qual o veículo se transforma numa espécie de ambiente sobre rodas.

O interior é um oásis, daí o nome, com um pequeno jardim para enfeitar, tevê de alta definição, assentos confortáveis e um volante que se transforma numa posto avançado de trabalho.

Um olhar menos desatento iria confundi-lo com um Hummer. Porém. O X-Series, da VLF Automotive, é um dos lançamentos mais surpreendentes no COBO Center, de Detroit.

As formas nada peculiares para um SUV chamam a atenção e lembram as do extinto brutamonte que marcou a indústria americana, especialmente pela carroceria quadrada – a VLF não tem o hábito de apostar neste tipo de design.

A empresa nem sequer deu detalhes sobre o que seria o X-Series. Talvez um conceito, um exercício de design, um protótipo que antecipa um futuro carro ou até mesmo uma encomenda feita por um cliente. Apenas o expôs no estande ao lado de outros produtos.

A sensação de Detroit só será lançada em 2025, mas já desperta a curiosidade e, é claro, arranca suspiros dos mais saudosistas. Trata-se de uma releitura do futuro da clássica Kombi, batizada de ID Buzz.

A condução é autônoma, que dispensa o motorista e busca alcançar um trânsito sem acidentes. Para entrar no veículo, nada de maçanetas. Basta passar a mão por debaixo de uma ‘canaleta’ na porta que ela se abre. As laterais são corrediças.

Por dentro, o ambiente é clean, com ausências de botões. Tudo é acionado pelo toque das mãos. Dois motores elétricos - um em cada eixo – produzem 374 cv e é capaz levar o modelo de zero a 100 km/h em 5 segundos.

O jornalista viajou a convite da Chevrolet
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]