• Carregando...
 |
| Foto:

Neste sábado (9) Curitiba recebe o 4.º Encontro Nacional de Fiat 147, evento que surgiu em Itupeva (SP) e se espalhou pelo Brasil atraindo donos e fãs do clássico modelo. Cerca de 200 exemplares do pequeno hatch e seus derivados desfila pelo pátio do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, das 8h às 17h.

Será a primeira vez que a capital paranaense organiza a exposição, que contará com clubes e clubes de carro vindos de diferentes regiões do país, como Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de todo o Paraná.

LEIA MAIS: Carros sem impostos: veja quem tem direito a descontos de até 30%

Marco da indústria nacional, o 147 foi o primeiro carro feito pela Fiat em solo brasileiro, inaugurando a fábrica de Betim (MG). O encontro em Curitiba reunirá tradicionais modelos, como o 147 Spazio, o Rallye, o Top, a Panorama, a Fiorino e todos os seus derivados .

Alguns são raridades, como a picape 147 curta, a primeira derivada de carro no Brasil, o Oggi CSS, que teve 300 unidades construídas para homologar o modelo de competição e o Oggi Pierre Balmain, com apenas 50 exemplares saindo da linha de montagem. 

Baseado no 127 italiano, 147 brasileiro foi lançado em 1976. Vinha com motor 1.0 a gasolina, de 55 cv, referência em consumo e que podia levar o city car a 135 km/h. 

Primeira unidade produzida na fábrica de Betim, em Minas Gerais.
Divulgação

Destacava-se também pela boa estabilidade da carroceria, que lhe rendeu o título à época de ‘automóvel mais estável do Brasil’, superando Volkswagen PassatChevrolet PassatDogde Polara

LEIA MAIS: Sucesso de vendas, Fiat Toro terá versão SUV para surfar na onda dos utilitários

O modelo marcou ainda pelo pioneirismo, sendo o primeiro no mundo produzido em larga escala a ser abastecido com álcool (a partir de 1979) - ganhou o apelido de ‘Cachacinha’; o primeiro carro brasileiro como motor transversal dianteiro e desembaçador traseiro e a oferecer quase todas as variantes - hatch, sedã, perua, furgão e picape (só faltou o conversível e o utilitário esportivo). 

O Oggi CSS é um modelo raro, feito para disputar provas de velocidade.

O 147 saiu de linha em 1986 para dar lugar ao Uno. Em dez anos de mercado, passou por duas reestilizações e foi eleito o ‘Carro do Ano’ em 1978 pelo tradicional prêmio da revista Auto Esporte.

O pequeno modelo tinha por objetivo duelar com o VW Fusca, que tinha desempenho e consumo inferiores, mas acabou batendo de frente mesmo VW BrasíliaChevette

LEIA MAIS: Novidades no ranking: os 10 carros flex mais econômicos no Brasil

Aperitivo no Armazém Garagem

A programação do encontro nacional começa nesta sexta-feira (8) no Armazém Garagem, a partir das 19h, com entrada gratuita. O espaço possui temática voltada a carros antigos e está localizado na BR-277, 2.360 (pista lateral sentido Ponta Grossa), no Santo Inácio, em Curitiba. 

A Panomarama era a versão perua do 147.
Divulgação

O pré-evento e a exposição no sábado são abertos aos admiradores do 147 e também proprietários do modelo que queiram exibir o seu clássico. É só chegar e estacionar o seu veículo.

O encontro nacional também terá muita música, feira gastronômica com food trucks e comércio de peças raras e novas, além sorteio de brindes e premiações com troféus para os participantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]