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| Foto: Fabio Cherubini/Gazeta do Povo

Quem tem um Focus de terceira geração e está indignado com a chegada da reestilização, em agosto, sem que a linha atual tenha completado dois anos no país, ganhou um alento da Ford: a marca decidiu dar desconto de 15% na troca do ‘antigo’ pelo novo.

A ‘promoção’ é válida para os donos das carrocerias hatch e sedã e a pré-venda exclusiva começa na próxima semana e se estende até 31 de julho. Somente donos de modelos fabricados a partir de 2014 podem efetuar a reserva.

A entrega dos hatches para este tipo de cliente ocorrerá a partir de julho, quando as concessionárias receberão também as primeiras unidades para test drive. O lançamento oficial do Focus hatch para os demais consumidores acontece em agosto.

Fabio Cherubini/Gazeta do Povo

Numa conta rápida, a versão de entrada do novo Focus, que custará o mesmo valor da tabela atual, ou seja, R$ 69,9 mil, sairá por R$ 59,4 mil. No caso da configuração mais cara, a redução é de quase R$ 15 mil, caindo de R$ 95,9 mil para R$ 81,5 mil. A Ford informa também que os financiamentos vigentes poderão ser transferidos para aquisição do novo veículo, bem como o usado entrar como parte do pagamento - a avaliação no preço do usado caberá a cada concessionária.

Versões e preços

Confira os preços e itens de série do Focus 2016 na configuração hatch:

SE 1.6 (R$ 69.900)

Direção elétrica; vidros e travas elétricos; ar-condicionado; rodas de liga leve aro 17; controles de estabilidade e tração; sistema de conectividade Sync com tela colorida de 4,2 polegadas, bluetooth, USB, conexão com aplicativos via sistema AppLink e Assistência de Emergência (com acionamento do SAMU em caso de acidente); faróis de neblina; sensores de chuva e iluminaçã; e retrovisor interno antiofuscante.

SE Plus 1.6 (R$ 71.900)

Rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo; airbags laterais; bancos revestidos em couro; sensor de estacionamento traseiro; controle de cruzeiro com limitador de velocidade; e ar-condicionado automático digital de duas zonas.

SE Plus 2.0 (R$ 78.900)

Mesmo pacote da versão SE Plus 1.6, porém com motor 2.0 Direct Flex e transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.

Titanium 2.0 AT (R$ 86.900)

Airbags de cortina; chave com sensor de presença que dispensa ação do motorista para abrir as portas; sistema de conectividade Sync de terceira geração, com tela de 8 polegadas, GPS, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e sistema de som premium com nove alto-falantes; e quadro de instrumentos com tela multifuncional de 4,2 polegadas.

Titanium Plus 2.0 AT (R$ 95.900)

Assistente de frenagem autônomo; faróis bixenônio adaptativos; assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares; retrovisores com rebatimento elétrico; banco do motorista com ajuste elétrico; e teto solar.

Para aqueles que não possuem o Focus, mas desejam ter um na garagem com um valor mais atraente, há a possibilidade de obter bons descontos na compra da linha atual. A redução pode chegar a R$ 10 mil para unidades ano-modelo 14/15 ou 5,5%, em média, do valor de tabela para ano-modelo 15/15.

Os bônus são ainda maiores para funcionários de empresas parceiras da Ford, como bancos, companhias telefônicas e aéreas, órgãos ligado ao governo (Copel e Sanepar, por exemplo), fornecedores, além de frotistas. A redução vai de 13%, no caso do hatch, a 17%, no sedã.

Mesma tabela

Líder no segmento de hatch médio, o novo Focus não terá o preço de tabela alterado na versão 1.6 SE, que assumirá o posto de entrada no lugar da atual ‘S’ ao custo de R$ 69.900 –, e nem na topo de linha Titanium Plus 2.0 AT (R$ 95.900). O motivo é a forte presença dos SUVs compactos no mercado, que ganharam terreno dos carros de porte médio, e também à queda acentuada nas vendas em 2015.

A renovação do desenho dianteiro alinhou o Focus argentino (exportado para o Brasil) com o modelo vendido na Europa, assumindo assim a nova identidade visual da Ford. Ela se destaca pela grade hexagonal em forma de boca e faróis afilados, já vistos no Ka, Fiesta e Fusion. A traseira foi pouca mexida, salvo retoques sutis no para-choque, silhueta da tampa do porta-malas, refletores e elementos internos das lanternas.

O carro também ganhou um recheio em itens de conectividade e segurança. Destaque para os assistentes de estacionamento e frenagem – este evita colisões a 20 km/h e reduz o impacto a até 50 km/h –, alerta de emergência para o Samu e a presença da terceira geração da central multimídia Sync.

Trem-de-froça

A motorização foi mantida e continuarão a ser os bicombustíveis Sigma 1.6, de 135 cv, e Direct 2.0, de 178 cv. Porém, na linha 2016, as versões 1.6 não contarão mais com a transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift de seis marchas. Já as 2.0 trocaram a denominação ‘PowerShift’ para ‘AT’.

O pacote de mudanças é complementado pelo aprimoramento do coeficiente aerodinâmico, do isolamento acústico e do sistema de monitoramento de bateria, recalibrado para gastar menos energia.

Sedã

Nesta primeira fase de lançamento, a Ford oferecerá apenas a carroceria hatch. A sedã chegará às lojas provavelmente em setembro. Atualmente, o três volumes é vendido apenas com motor 2.0 e transmissão automatizada. Mas, no Salão de Buenos Aires, há um modelo exposto com câmbio manual, o que dá um indício de que esse tipo de transmissão venha a equipar a versão de entrada. A tendência é de que os preços, entre R$ 77.900 e R$ 98.900, também sejam mantidos.

O jornalista viajou a convite da Ford
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