O Latin NCap, programa de avaliação de segurança automotiva válido para o Brasil e para os países da América Latina, exigirá de 2016 em diante critérios mais rigorosos aos fabricantes. Para conquistar quatro e cinco estrelas – nota máxima nos testes –, todos os candidatos deverão vir obrigatoriamente com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e passar por novas avaliações: de colisão lateral em velocidades de 50 km/h com bonecos infantis no banco de trás; de colisão lateral contra postes aos 29 km/h; e de funcionamento do ESC.
A partir de 2016, os veículos que zerarem nos testes de impacto frontal e lateral ficarão automaticamente sem qualquer estrela. A entidade informou que para alcançar a nota máxima, os concorrentes deverão ser aprovados no teste do controle de estabilidade e ter “boa atuação” nos impactos frontais, laterais e de postes. Já as quatro estrelas dependem de uma avaliação positiva do ESC e nas colisões frontais e laterais.
Os carros avaliados que receberam notas quatro e cinco terão de se submeter a uma nova bateria de testes para manter as pontuações. Entretanto, considerando-se os itens de segurança que equipam os modelos com as respectivas notas no Brasil, como é o caso do Volkswagen up! e do Toyota Corolla, eles perderiam a posição pelo fato de não possuírem controle de estabilidade.
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