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| Foto: Malagrine/Divulgação/Lexus

O utilitário esportivo japonês Lexus RX 350 é lançado no Brasil em sua nova geração. Com motor 3.5 V6 de 305 cv e 38 kgfm, com tração integral e câmbio automático de oito marchas, o RX350 é oferecido em duas versões: a RX, por R$ 337.350, e a RX Sport, por R$ 352.950.

Como principais concorrentes, o utilitário de luxo terá pela frente o Volvo XC90, que ganhou uma nova versão na última semana, o BMW X5 e o Mercedes-Benz GLE 350 e 400.

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Além do aumento da potência e do torque em relação à geração anterior, o RX 350 também cresceu. Com um incremento de 12 centímetros de comprimento e 5 cm de entre-eixos, o SUV passou a medir 4,89 metros e 2,79 m, respectivamente.O porta-malas ficou igualmente maior e agora tem capacidade para 521 litros.

GALERIA: Veja todos os detalhes do Lexus RX350

Traseira do crossover: conjunto óptico com desenho em ‘L’ e teto flutuante.Fotos: Malagrine/Divulgação/Lexus

Vendas em alta

A Lexus planeja crescer no Brasil em 2016. Segundo a marca, até o fim do ano o RX350 deve vender 100 unidades. Até dezembro, a empresa projeta emplacar um total de 700 veículos. Um dos motivos para o crescimento está no fato de a Lexus ter aberto oito pontos de venda em concessionárias Toyota. A fabricante é detentora da marca de luxo.

No visual, o RX 350 ostenta uma grade frontal Spindle, com desenho exclusivo e que caracteriza os recentes modelos da marca. É uma peça encorpada, com borda cromada e que ressalta as linhas agressivas que percorrem toda a carroceria. Nas laterais, temos um visual musculoso, com vincos prolongados até a traseira, em formato multidimensional.

Os conjuntos ópticos dianteiros contam com três projetores de lâmpadas em formato de ‘L’, com a tecnologia full-led. Os piscas seguem o formato em L e são formados por 18 luzes individuais de led, que circundam os faróis, funcionando como luzes indicadoras de direção. Completa o sistema de iluminação frontal os faróis de neblina, também em led, que estão integrados ao para-choque.

Detalhe do conjunto óptico e da grade do novo Lexus.

A traseira do Lexus RX 350 adota lanternas de led em forma de ‘L’ que envolvem a tampa do porta-malas e colunas traseiras na cor preta, que produzem o efeito visual de teto flutuante. As rodas são de liga leve de 20 polegadas e a antena do teto é em estilo barbatana de tubarão.

Equipamentos

Como já é tradição nos carros da Lexus, o luxo e o conforto imperam em seu interior, além de uma ampla lista de itens de segurança. No total, o utilitário oferece 10 airbags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina, um de joelho para o motorista e um no assento do banco do passageiro), controles de tração e estabilidade, assistente de subida e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Para tornar a vida do motorista e dos passageiros mais confortável, o carro conta com ar-condicionado de duas zonas, bancos com sistema de aquecimento e ventilação, controle de velocidade de cruzeiro, espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, sistema de aquecimento automático, indicadores de direção e tilt down, além de um sistema multimídia completo.

Interior do RX 350 traz tons sóbrios e oferece conforto para condutor e passageiros.

A versão F-Sport adiciona borboletas atrás do volante, teto solar panorâmico, carregador de celular sem fio, além de detalhes exclusivos, como pedais em alumínio, grade frontal em formato de colmeia e rodas de 20”.

No centro do console, há uma tela de 12,3” de alta definição, que integra várias funções, como o sistema de navegação GPS, a TV digital e o sistema de áudio com Bluetooth, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA e comando de voz. Há ainda entrada para cartão micro SD, auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.

O modelo conta com seletor de modos de direção (Eco, Normal e Sport S) e suspensão adaptativa.

* O jornalista viajou a convite da Lexus

Versões

Veja o que vem em cada uma das configurações:

Lexus RX 350

R$ 337.350

Acabamento interno em couro no volante, câmbio, console central e portas, detalhes em madeira, lanternas de led e luzes diurnas de led em forma de ‘L’, rodas de 20”, rack de teto, ar de duas zonas, banco do motorista e do passageiro com ajuste de dez posições, ventilação e aquecimento, banco do motorista com memória para três posições, coluna de direção com recolhimento automático, volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro, freio de estacionamento elétrico, sensores de chuva e de estacionamento, quatro modos de direção, teto solar elétrico, central multimídia com GPS, bluetooth, tela LCD de 12,3” e TV digital e dez air bags.

Lexus RX 350 F-Sport

R$ 337.350

Acrescenta acabamento interno em alumínio no porta-luvas, pedaleiras em alumínio, banco do motorista e do passageiro com ajuste de oito posições, head up display, volante multifuncional com paddle shifts, teto solar panorâmico, carregador sem fio para celulares. Não possui detalhes internos em madeira.

Crossover garante conforto a condutor e passageiros

Em um test drive de mais de 200 km entre São Paulo e a cidade de Ilha Bela, no litoral do estado, o RX 350 deu mostras de seu conforto. O isolamento acústico é de primeira e nenhum ruído do motor entra na cabine.

O espaço interno é grande e acomoda tranquilamente quatro pessoas. Além disso, os bancos traseiros são reclináveis. E a suspensão não deixa de ser outro item de conforto. Do tipo adaptativa, ela ajusta eletronicamente o conjunto de acordo com a situação do piso.

Os quatro modos de condução, do normal ao esportivo, junto a todo o aparato oferecido pelo carro faz com o que ele passe por buracos e imperfeições como se estivesse sempre no asfalto.

Já o motor V6 de 3,5 litros, de 305 cv, não é dos mais potentes, mas é mais forte que a geração anterior, que rendia 277 cv. E o torque também aumentou, indo de 35 para 38 kgfm nos mesmos 4.700 rpm.

Isso, aliado ao novo câmbio automático de oito marchas (antes eram seis) deu ao modelo um poder de arrancada bem melhor. Pelos seus 1.990 kg, o carro só acelera com mais força depois dos 4.100 giros. Aí não fica nada fácil para o motorista manter a velocidade limite da rodovia de 120 km/h, já que o RX 350 fica pedindo mais.

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