• Carregando...
 |
| Foto:

O mercado automotivo brasileiro caminha para fechar 2012 como o nono ano consecutivo de crescimento, devendo situar-se entre os quatro maiores mercados automobilísticos do mundo. Deverão ser comercializados no país este ano quase 3,8 milhões de veículos, entre automóveis e outros veículos leves.

Estamos também caminhando para mais um ano de produção recorde no Brasil. De acordo com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, entidade que reúne os fabricantes de veículos, a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industria­lizados (IPI) para automóveis até 31 de dezembro será suficiente para o setor alcançar esta meta. A medida zera o IPI de modelos 1.0 e o reduz à metade para carros com motorização até 2.0. Até o início de novembro já haviam sido vendidos no mercado interno 3,13 milhões de veículos, 5,7% a mais do que em 2011.

Essa performance vem sendo marcada não somente por novos investimentos em capacidade instalada e novos produtos dos fabricantes consolidados no país, mas, também, pela chegada de novas fábricas no mercado nacional. Também deve ser destacado como fator dinâmico do mercado a contribuição efetiva das marcas representadas por seus importadores. Entre fabricantes e importadores, são mais de 50 marcas atuando no Brasil.

Lançamentos

É nesse bom momento que o 15.º Salão do Automóvel de Curitiba abre as portas no Expo Renault Barigui.

As grandes marcas mostram seus mais recentes lançamentos.

Adeodato Volpi, presidente da Acavipar, a entidade que representa os revendedores de importados no estado – e é promotora do salão junto com a JA Feiras e Promoções –, diz que está otimista com a mudança do evento para o pavilhão no Parque Barigui, o que deve atrair ainda mais público. Volpi explica que neste ano o Salão do Automóvel de Curitiba foi reposicionado, com foco em veículos de alto valor e importados.

O evento é considerado o maior da Região Sul do setor automotivo. Na última edição, em 2010, alcançou o recorde de público, com 60 mil visitantes. Foram mais de R$ 40 milhões em negócios fechados.

Para facilitar a realização das vendas, o Banco Alfa, patrocinador do evento, tem um estande no local e oferece taxas especiais e prazos estendidos de financiamento, diz Aparecido Debrair de Aquino, superintendente regional da instituição. Segundo ele, o banco pode aprovar o crédito na hora e até financiar 100% do valor do veículo, dependendo do caso.

Nas lojas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]