• Carregando...
 | Fotos: Divulgação/Freepik.  Design: Guilherme Valadares da Paixão
| Foto: Fotos: Divulgação/Freepik. Design: Guilherme Valadares da Paixão

Se em todo o Brasil o Fiat Palio segue como o líder em vendas, no Paraná a história é diferente. Por aqui, o Renault Sandero possui uma boa vantagem em relação ao segundo colocado, Fiat Strada, que fica logo à frente justamente do Palio, o terceiro na preferência dos consumidores locais. Os dados, relativos aos sete primeiros meses deste ano, pertencem a um levantamento da federação das concessionárias (Fenabrave) e apresentam um recorte específico dos clientes paranaenses.

Marca paranaense

Para o gerente regional da Renault no Paraná, Everton Kurdejak, a fabricante é vista como uma marca local. Entre as ações indicadas estão os feirões de fábricas e o patrocínio a espaços culturais, projetos sociais e times de futebol.

Terceira em vendas no estado, a Renault se revela como a campeã de três categorias: dos hatches pequenos (Sandero), sedãs pequenos (Logan) e utilitários compactos (Duster). Instalada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a fabricante se beneficia não só da relação de proximidade com os paranaenses, mas também das vantagens fiscais para vendas aos atacadistas, como empresas e locadoras, e de licitações públicas.

Teste nacional com placa estadual

Segundo o vice-presidente da Fenabrave, Luís Antônio Sebben, há ainda outra explicação para o desempenho da Renault no Paraná: o emplacamento dos veículos distribuídos para test drive em todo o Brasil, que é feito aqui.

“As fábricas instaladas no estado, como a Renault e a Volkswagen, têm isenção no ICMS [imposto sobre circulação de mercadorias], o que torna os carros competitivos nas vendas para o governo”, aponta o vice-presidente da Fenabrave, Luís Antônio Sebben.

De acordo com o dirigente, a comercialização a empresas representa até 45% dos emplacamentos no estado, o que em partes justifica o sucesso dos modelos mais baratos. Mas há ainda um outro fator a ser considerado: a cautela do consumidor na crise.

“Os carros mais baratos devem aumentar a participação nas vendas deste ano. O mercado quer modelos mais completos, mas ainda escolhe pelos com o menor preço e melhores condições de financiamento”, acrescenta Sebben.

Confira abaixo os modelos campeões de licenciamento no Paraná por segmento:

Hatch compacto

1.º Renault Sandero

Luiz Costa/Divulgação Renault

Embora não seja o carro de entrada da marca no Brasil – já que o Clio ainda é o mais barato –, o Sandero possui o maior volume de vendas da Renault por aqui. Com o design renovado no ano passado, o hatch ganhou mais conteúdos de série e tem preços competitivos, consolidando o compacto como uma alternativa no segmento mais concorrido do país.

Modelo Paraná Brasil
Renault Sandero 5.827 (1.º) 45.234 (8.º)
Fiat Palio 4.408 (2.º) 74.068 (1.º)
VW Gol 4.327 (3.º) 52.133 (5.º)
GM Onix 4.319 (4.º) 66.515 (2.º)
Fiat Uno 3.905 (5.º) 49.939 (7.º)
( ): posição no ranking dos mais vendidos.


Hatch médio

1.º Ford Focus

Ford/Divulgação

O representante da Ford e mais vendido da categoria em todo o país chega neste mês com visual atualizado (foto) e uma ampla oferta de itens de série em sua terceira geração. Mas o Golf promete não deixar por menos com a nacionalização em setembro. O hatch da Volkswagen será feito em São José dos Pinhais, aumentando as chances de ele passar o GM no mercado paranaense e encostar no carro da Ford.

Modelo Paraná Brasil
Ford Focus 899 (1º) 9.075 (1º)
GM Cruze 643 (2º) 5.771 (3º)
VW Golf 625 (3º) 6.118 (2º)
Peugeot 308 351 (4º) 1.648 (5º)
Fiat Bravo 132 (5º) 1.938 (4º)
( ): posição no ranking dos mais vendidos.

Sedã pequeno

1º Renault Logan

Rodolfo Buhrer/Divulgação Renault

Distante dos primeiros colocados da categoria no mercado nacional, que tem como protagonista o Chevrolet Prisma, o Logan se destaca pelo preço inicial de R$ 41 mil; pelo amplo espaço interno e do porta-malas; e pelo design atualizado – até pouco tempo, o desenho era motivo de controvérsia entre os clientes. As vendas diretas, feitas ao setor atacadista e a locadoras, também ajudaram nos números.

Modelo Paraná Brasil
Renault Logan 4.057 (1º) 19.658 (7º)
GM Prisma 2.327 (2º) 40.332 (1º)
Fiat Siena 1.718 (3º) 37.172 (2º)
VW Voyage 1.684 (4º) 26.822 (4º)
Ford Ka+ 1.340 (5º) 22.073 (5º)
( ): posição no ranking dos mais vendidos.

Sedã médio

1º Toyota Corolla

Divulgação/Toyota

Líder nacional em vendas neste segmento, o Corolla tem ao seu lado a força da marca japonesa, uma das poucas a crescer em 2015 – nos primeiros seis meses deste ano, o índice foi de 3%. Primeira colocada em satisfação ao cliente no pós-vendas, conforme a consultoria J.D. Power, a marca tem compradores fiéis e manteve um número estável de emplacamentos no estado.

Modelo Paraná Brasil
Toyota Corolla 1.788 (1º) 38.082 (1º)
Honda Civic 1.169 (2º) 20.686 (2º)
Nissan Sentra 1.159 (3º) 8.063 (3º)
Renault Fluence 1.037 (4º) 3.952 (7º)
GM Cruze Sedan 886 (5º) 6.937 (4º)
( ): posição no ranking dos mais vendidos.

SUV compacto

1.º Renault Duster

Ao contrário do cenário nacional dos utilitários compactos, que passou a ser encabeçado pelo Honda HR-V em julho, no Paraná o Duster é o líder com folga. Ao todo, foram 3.360 unidades licenciadas até julho, contra 1.098 do rival japonês e 1.033 do Ford EcoSport. Como vantagem, o carro da Renault possui preços acessíveis, uma nova linha com design renovado e boa performance no asfalto e na terra.

Modelo Paraná Brasil
Renault Duster 3.360 (1º) 19.969 (3º)
Honda HR-V 1.098 (2º) 22.002 (1º)
Ford EcoSport 1.033 (3º) 20.737 (2º)
Jeep Renegade 671 (4º) 10.239 (4º)
Hyundai ix35 502 (5º) 9.823 (5º)
( ): posição no ranking dos mais vendidos.

Picape compacta

1.º Fiat Strada

Adeildo Silva/Divulgação Fiat

Terceiro modelo mais vendido no país até julho, atrás apenas do Fiat Palio e do Chevrolet Onix, a picape se destaca por ser um carro com vocação tanto urbana quanto ‘rural’. Assim como a concorrente Saveiro, a Strada tem como trunfo a utilização para o trabalho e o carregamento de cargas leves e para o lazer nos fins de semana. Foi também a primeira do segmento a apresentar a opção de cabine dupla e única a oferecer a terceira porta.

Modelo Paraná Brasil
Fiat Strada 4.886 (1º) 63.466 (1º)
VW Saveiro 3.358 (2º) 38.081 (2º)
GM Montana 1.865 (3º) 16.702 (3º)
( ): posição no ranking dos mais vendidos.

Picape média

1.º Chevrolet S10

Divulgação/Chevrolet

A picape média mais vendida do Brasil não faz feio nas lojas daqui. Primeira a oferecer motores flex, a S10 possui uma ampla gama de versões e dois tipos de carroceria, as cabines simples e dupla. Para a linha 2016, as opções foram reforçadas com uma configuração mais luxuosa e outra sem a caçamba. Competitivos, os preços partem dos R$ 72,3 mil para a simples e R$ 81,7 mil para a dupla.

Modelo Paraná Brasil
Chevrolet S10 1.837 (1º) 21.499 (1º)
Ford Ranger 1.434 (2º) 11.432 (3º)
Toyota Hilux 1.293 (3º) 19.760 (2º)
VW Amarok 705 (4º) 7.301 (5º)
Nissan Frontier 526 (5º) 3.098 (6º)
( ): posição no ranking dos mais vendidos.

Participação por fabricantes

Confira as montadoras que mais emplacaram automóveis e comerciais leves em julho:

Marca Paraná Brasil
Fiat 16,34% (1º) 17,37% (1º)
Chevrolet 15,77% (2º) 14,05% (3º)
Renault 15,23% (3º) 7,24% (7º)
Volkswagen 14,95% (4º) 14,20% (2º)
Ford 10,78% (5º) 11,96% (4º)
( ): posição no ranking das que mais emplacam.
Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

As vendas por munícipios

Veja o desempenho dos principais mercados paranaenses no mês passado:

Cidade

Unidades Participação
Curitiba 4.845 42,34%
Maringá 789 6,89%
Londrina 624 5,45%
São José dos Pinhais 436 3,81%
Ponta Grossa 307 2,68%
Fonte: Fenabrave.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]