• Carregando...
Mesmo reprovada em seis tentativas, dona Vanda sempre foi uma aluna dedicada e bem-humorada na autoescola. | Detran-PR/Divulgação
Mesmo reprovada em seis tentativas, dona Vanda sempre foi uma aluna dedicada e bem-humorada na autoescola.| Foto: Detran-PR/Divulgação

Passar dos 90 anos já é uma façanha e tanto para qualquer pessoa. Imagine então tornar-se motorista aos 91! A aposentada Vanda Davanso Gnann, de Ibiporã, na região Norte do Paraná, acaba de provar que a realização de um sonho independe da idade.

Após um longo caminho que durou 100 aulas práticas de direção e sete tentativas, ela finalmente conquistou sua primeira Carteira de Habilitação Nacional (CNH).

Algo inédito no Paraná e, provavelmente no Brasil, já que não consta nos registros Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pessoas que tenham feito a primeira habilitação nesta faixa etária.

“A história da dona Vanda é muito incomum, desconheço algo semelhante no Brasil. Ela foi extremamente persistente, mostrou que idade não é impedimento e passou por todos os testes e procedimentos obrigatórios, como qualquer candidato”, conta o diretor do Detran Paraná, Marcos Traad.

Vanda Gnann, de Ibiporã, é a pessoa mais velha a retirar a CNH, segundo registros do Detran do Paraná.Divulgação

Vale destacar que pela legislação de trânsito não existe uma idade limite que impeça o interessado de começar ou parar de dirigir veículos.

Ele pode tirar ou renovar a carteira até quando apresentar, satisfatoriamente, as habilidades necessárias. A única ‘restrição’ é o prazo de validade da CNH, que passa de cinco para três anos ou conforme indicação médica.

“Eu nunca tive oportunidade de tirar a habilitação antes, mas sempre sonhei com isso. Queria provar que eu conseguiria e, mesmo com todos os contratempos, não desanimei e segui em frente. O que eu aprendi durante todo o processo, jamais vou esquecer”, conta Vanda.

E não pense que o feito da nova motorista se resume apenas a realizar um sonho antigo. Ela quer é aproveitar bastante os conhecimentos adquiridos na autoescola. A aposentada já comprou um carro e diz que irá usá-lo bastante.

“Eu vou dirigir sim, quero passear. Vou fazer questão de praticar uma direção sadia, cuidadosa, obedecer às leis e contribuir para um trânsito melhor. No começo, minha família não entendia e era contra, mas agora eles já me apoiam e fizeram até festa”, revela.

Vanda também é um exemplo de confiança. Quem a acompanhou sua trajetória nos sete processos até a conclusão com êxito diz que ficou impressionado com a sua perseverança.

“Em todas as etapas, ela se mostrou uma aluna dedicada e aplicada. Sempre frequentava as aulas com bom humor e a disposição que ela tem em aprender é impressionante”, elogia a proprietária do Centro de Formação de Condutores Bella Cidade, Neusa Maria Armelin.

“Eu vou dirigir sim, quero passear. Vou fazer questão de praticar uma direção sadia, cuidadosa, obedecer às leis e contribuir para um trânsito melhor. No começo, minha família não entendia e era contra, mas agora eles já me apoiam e fizeram até festa”, revela.

Vanda Davanso Gnann aposentada, de 91 anos.

O examinador da Ciretran de Ibiporã, Marcelo de Castro Souza, ressalta que a persistência da idosa chamou a atenção de todos os servidores do Detran.

E revela que no exame teórico, por exemplo, ela acertou 29 de 30 questões. Já no prático, só errava e reprovava por nervosismo. “Ela passou cada etapa por mérito e é uma excelente motorista”, enfatiza.

Recém habilitada, dona Vanda agora faz parte dos 0,01% de motoristas paranaenses com mais de 90 anos. Dos 5,4 milhões de condutores registrados no estado, apenas 815 estão nesta faixa etária e 92% deles são homens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]