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Conforto ao dirigir

Serviço de tratamento acústico põe fim aos ruídos no interior do carro

Empresa de Curitiba é especializada em eliminar os barulhos dentro do painel e portas. Custo gira entre R$ 250 a R$ 4,5 mil, dependendo do tipo de trabalho realizado no veículo

  • Roberto Massignan Filho, especial para a Gazeta do Povo
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
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Seja carro novo, usado, nacional ou importado, todos estão sujeitos a apresentar de uma hora para outra aqueles ruídos insistentes que tanto irritam e estragam o bom humor de qualquer motorista. E os barulhos podem ter origens diversas, já que o veículo é fabricado com milhares de peças e a possibilidade de que uma entre em atrito com a outra, com o passar do tempo, é grande.

Algumas oficinas se especializaram em cuidar do problema, oferecendo tratamento acústico para devolver a paz ao dono do carro. O serviço é feito por profissionais com conhecimentos de mecânica automotiva e de acústica e exige um trabalho minucioso de reparação.

“O problema é provocado principalmente pela ausência de um revestimento mais reforçado nos espaços que separam as guarnições”, diz Marco Antonio Jukowsky, gerente da Professional Sound, com sede em Curitiba e que há mais de 10 anos repara modelos de todas as marcas, inclusive automóveis antigos e clássicos.

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Hugo Harada/Gazeta do Povo

Para acabar com os ruídos, o carro é desmontado e revestido com três tipos diferentes de materiais: de amortecimento, de absorção e de isolamento acústico (borracha e feltro).

Segundo Jukowsky, o barulho mais comum surge de fios soltos no interior do painel. Para eliminar o problema, os fios são envolto com fitas de espuma que absorvem os ruídos e impedem que os fios fiquem soltos.

A Professional Sound oferece cinco níveis de tratamento acústico. No mais simples, as portas e laterais do carro recebem componentes de absorção acústica. No segundo nível, a este trabalho é acrescido um material de amortecimento.

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Hugo Harada/Gazeta do Povo

Se o cliente preferir, tal instalação pode se estender ao assoalho, caixas de rodas, túnel do câmbio e porta-malas. No quarto nível, o teto é incluído no processo e além da camada de amortecimento acústico e de absorção ainda pode receber opcionalmente o isolamento térmico.

Já no último nível, o serviço é completo, acrescentando a desmontagem do painel para que toda a fiação seja protegida com fitas de espuma ou feltro.

A correção pode ser feita em qualquer carro e o gerente garante que o resultado é altamente satisfatório. O veículo fica bem mais silencioso, filtrando melhor até barulhos externos como a rodagem pneus, motor, escapamento e pingos de chuva na lataria.

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