• Carregando...
Uma das projeções que circulam pela a internet do SUV da Toro. | Theophilus ChinReprodução
Uma das projeções que circulam pela a internet do SUV da Toro.| Foto: Theophilus ChinReprodução

Após rumores no ano passado, a versão SUV da picape Toro finalmente sairá do papel. A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) levará adiante a ideia de fabricação do utilitário em Goiana (PE), de onde já sai o modelo com caçamba, além do Jeep CompassRenegade.

A similaridade dos dois projetos permitirá que sejam realizadas apenas adequações pontuais para criar o novo carro, uma vez que provavelmente dividirão a mesma plataforma, motores e transmissões. 

LEIA MAIS: Chevrolet fará picape inédita e SUV compacto no Brasil

A FCA pretende aproveitar o sucesso da picape no Brasil, com uma ótima aceitação do consumidor, e, principalmente, a força do mercado de utilitários esportivos.

A ideia do SUV da Toro havia sido abortada anteriormente, já que a empresa optou pela estratégia de exclusividade da Jeep no segmento de SUVs, com RenegadeCompass. No entanto, reviu a decisão por entender que a Fiat não conseguirá recuperar o terreno perdido para outras montadoras ao ficar de fora da categoria que mais cresce no país - as principais marcas já têm ou terão representantes no setor.

Das montadoras tradicionais, a Ford foi a pioneira com o EcoSport, que acaba de passar por uma atualização; a General Motors tem a Tracker, mas já desenvolve um outro utilitário com selo nacional para substituir o modelo mexicano, que não emplacou  no país e a Volkswagen anunciou que produzirá dois SUVs no Brasil, um compacto e um médio

Outras marcas do grupo intermediário vêm abocanhando a sua fatia entre os SUVs e crossovers. É o caso da Hyundai com Creta, já brigando no pódio dos mais vendidos; a Honda tem o líder HR-V e o WR-V; a Nissan conquista cada vez mais público com o Kicks e a Renault marca território com DusterCaptur.

Toyota também beberá desta fonte em breve com a vinda do CH-R, primeiro na versão híbrida, e num segundo momento com a fabricação nacional. 

A Peugeot completa o grupo com o 2008, agora com câmbio automático de seis velocidades. Da turma das dez maiores montadoras do país, apenas FiatCitroën ainda não tem SUVs no catálogo ou planejados para lançamentos.

FCA ainda não definiu qual será o porte do SUV do Toro, se compacto ou médio. Enquanto não define, algumas projeções surgem na internet, como as que ilustram essa matéria e tem a assinatura do manipulador de imagens Theophilus Chin, da Malásia.

Por ora, a Fiat ataca em outras frentes para engrossar as vendas da sua gama no Brasil. Depois do Argo, que a cada mês emplaca mais unidades, porém ainda distante do idealizado pela marca, no início de 2018 chegará às lojas a versão sedã deste modelo definido. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]