• Carregando...
Camilo Fontana comprou o carro há dois anos e fez pequenos ajustes para a conquista da placa preta | Divulgação
Camilo Fontana comprou o carro há dois anos e fez pequenos ajustes para a conquista da placa preta| Foto: Divulgação

Quem pode

A placa preta identifica o veículo de coleção. Veja quais são os requisitos para o emplacamento.

• Ter sido fabricado há mais de 30 anos.

• Integrar uma coleção, que pode ser particular ou de um clube ou entidade.

• Conservar suas características originais de fabricação. São adotados os critérios de originalidade mínima de 80% e estado de conservação mínimo de 70%.

• Apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No dia 21 de abril, o colecionador de veículos Camilo Fontana, de Curitiba, emplacou o seu Volkswagen Voyage LS 81/82 com placa preta, que identifica veículos de coleção. O carro atingiu 99,5% de originalidade e 96,5% de conservação na vistoria, sendo que os descontos ficaram apenas por conta da bateria, que é selada – a original não é –, e por desgastes do tempo. Apenas um outro Voyage, de São Paulo, tem placa preta.

Camilo é fotógrafo e comerciante de veículos e mantém em sua coleção, além do Voyage, outros dois modelos da Volkswagen: uma Parati 1986 e uma Saveiro 1989. Ele aprecia justamente esses modelos que são vendidos em grande volume e que fazem parte da história de muita gente. Foi pensando nisso que ele comprou o Voyage, há dois anos. Como sempre foi bem cuidado, não foram necessários muitos ajustes. "Ele tem o motor 1.5, ainda com platinado. Tudo que faltava no carro estava em uma caixa, que foi entregue no dia da compra, pelo antigo proprietário. Foi só restaurar as peças e montar", conta Camilo.

Ele conta que o Voyage verde álamo tem cabo de vela e rodas originais, além do estepe que nunca foi usado. Fo­­ram esses detalhes que ajudaram na conquista da placa preta entregue durante o Fernando Almeida Collection, encontro que reúne colecionadores de Gol GTi raros. Conquista muito comemorada por Camilo, que tem 27 anos e diz que sempre sonhou ter um carro com placa preta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]