• Carregando...
Parada técnica antes de seguir viagem
| Foto:

Por Ana Biselli e Rodrigo Junqueira – Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos é “Vocês podem voltar para casa?”. A resposta rápida e prática é “sim”, já que alguns retornos foram previstos no nosso roteiro.
O conceito de expedição remete diretamente às expedições científicas de curta duração, geralmente não mais que 6 meses, podendo chegar a um ano. Elas possuem objetivos bem específicos de pesquisa, registros fotográficos, dentre outros. Estas expedições geralmente têm um patrocinador ou mantenedor da pesquisa, profissionais de diversas áreas envolvidos e por isso é feita em apenas uma etapa.

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Típica paisagem paranaense no retorno ao estado de origem.

Em paralelo, outro conceito de expedição começou a se destacar não apenas pela ousadia dos expedicionários, mas principalmente pelo desprendimento e pela sua duração. Mais abrangentes, são viagens feitas por aventureiros que pegam a estrada pelo simples prazer de viajar. Estas viagens são conhecidas como landcruising, expressão da língua inglesa sem tradução para o português. A sua tradução literal seria “cruzando por terra”, conhecendo e descobrindo novos lugares, culturas, paisagens e vivenciando o mundo de uma forma diferente. Nesta, as paradas técnicas não só podem acontecer, como muitas vezes são necessárias.

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Ana registrando um dos 1000 dias de viagem.

Os nossos 1000 dias se encaixam na segunda definição de expedição viajante, mas não achamos nada simpático utilizar um nome estrangeiro para o que nós aqui chamaríamos simplesmente de viagem. Uma viagem longa, sim, afinal são mil dias. Nestes primeiros 450 dias exploramos 21 estados brasileiros, toda a porção leste e central do território nacional, cruzamos as três Guianas e já visitamos 13 países do Caribe.

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Nestes últimos 10 dias retornamos à Curitiba para uma parada técnica, pois por mais planejada que seja uma viagem destas, algumas burocracias não podem ser resolvidas enquanto estamos em trânsito. Teríamos que ficar parados 8 dias até receber o novo passaporte em outra cidade qualquer, então por que não em Curitiba?
A parada técnica seria obrigatoriamente de 8 dias, tempo que a Polícia Federal leva para emitir os novos passaportes. Os prazos de validade e as necessidades de visto nos obrigaram a solicitar novos, no meio da viagem.

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Burocracias na estrada: a tecnologia já facilitou muito a vida do viajante. Carteira internacional de vacinação retirada em Fortaleza.

Outro ponto importante desta passagem por Curitiba são definições do nosso principal instrumento de trabalho, o site www.1000dias.com, que estava precisando de um empurrãozinho para seguir no caminho que planejamos desde o início. Em breve, o site trará novidades.

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Recepção calorosa dos amigos em bar de Curitiba.

O nosso roteiro já passaria pelo Paraná para entrarmos no Paraguai, de onde continuaremos para o sul da Bolívia, Argentina e Chile. Agora, imaginem vocês, estamos quase um ano longe da família e dos amigos. É claro que tínhamos que dar uma passadinha em casa para vê-los. Além de matar as saudades, ainda organizamos as agendas para check ups médicos e a revisão dos últimos detalhes para a etapa mais internacional da viagem.

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Virada social: queijos e vinhos na casa de amigos em Curitiba.

Nossa rotina basicamente se resumiu a resolver as nossas reuniões, pendências e burocracias durante o dia e encontrar os amigos, acompanhados de belos vinhos, durante a noite. A primeira noitada terminou às 5 horas da manhã! A partir deste dia estava decretada a virada social em Curitiba!
Esta parada técnica acabou nos cansando muito mais do que imaginávamos. Hoje, já acostumados com o ritmo da nossa vida cigana, ficar parado é que nos cansa!

Ana Biselli e Rodrigo Junqueira
Rodrigo, tio coruja, curtindo a sobrinha que nasceu em Curitiba, enquanto viajávamos.

Próxima Semana
Reorganizamos o nosso cronograma de viagem em função dos passaportes e vistos que estão em andamento. Na próxima semana iremos antecipar a viagem pelas serras Catarinense e Gaúcha enquanto aguardamos o retorno da documentação. Vamos atrás de novas paisagens, na região mais fria do Brasil e na época mais fria do ano.

Veja também o site dos nossos viajantes no www.1000dias.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]