• Carregando...
Penitenciária Central do Estado. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.
Penitenciária Central do Estado. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.| Foto:

O sindicato dos agentes penitenciários (Sindarspen) emitiu uma nota nesta terça-feira criticando o governo do Paraná por instalar as chamadas “celas modulares” nos presídios da região de Piraquara.

Os “shelters”, conhecidos popularmente como contêineres de presos, são uma solução “emergencial” para a superlotação crônica das cadeias e penitenciárias.

Veja a nota do sindicato:

Com a notícia de que as primeiras instalações já estariam acontecendo, o Sindarspen realizou visitas de verificação, nesta segunda feira, 15 de janeiro.

Desde novembro, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) e o Departamento Penitenciário (DEPEN-PR) anunciaram a instalação de celas modulares, os chamados “shelters”, em Curitiba, Piraquara, Guarapuava, Maringá, Londrina e Cornélio Procópio, como alternativa para a criação de vagas no sistema penitenciário.

Na PEP 1, existe a previsão de 08 shelters para inclusão de 96 presos. Verificou-se, que na Penitenciária Feminina, já foi dado o início na instalação de 03 shelters previstos para 36 presas.

Destacamos que não há previsão de mais funcionários, nem melhorias na infraestrutura (como abastecimento de água) acompanhando a instalação das novas celas modulares.

Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Deputado Tadeu Veneri, e mais as advogadas Izabel Kugler Mendes e Elizabeth Subdil, do Conselho da Comunidade.

O Sindarspen manifestou-se contrário à medida, sem que haja a realização de diálogo com os envolvidos. O Conselho de Comunidade também se colocou contrário e o Deputado Tadeu Veneri informou que solicitará audiência com o Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]