• Carregando...
Beto Richa. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.
Beto Richa. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.| Foto:

O governo Beto Richa anunciou nesta quinta-feira uma medida emergencial para um problema com o qual conviveu pacificamente durante seis anos e meio: a superlotação em cadeias tragicamente desumanas. Pressionado pela explosão iminente do sistema, o governo optou novamente pela “pior solução possível“, nas palavras do Conselho da Comunidade. Escolheu os “shelters”: depósitos de gente feitos de concreto.

A situação das cadeias é lúgubre. Recentemente, o 8.º DP, no Portão, estourou numa tentativa de fuga. Superlotados, em meio à imundície, arrebentaram uma porta. Dois morreram no processo, que devastou o local. Os remanescentes foram transferidos para o 11.º DP, na CIC. Lá, ficaram 171 pessoas num espaço previsto para, no máximo, 40.

Leia mais: Solução para situação de delegacias, presídios novos ficam para 2018

Uma inspeção revelou que não havia condições de ninguém ficar lá. Os presos defecam em marmitas, urinam em latões, convivem com ratos e baratas, dormem em sistema de revezamento em colchões molhados de urina, não têm ventilação ou qualquer tipo de dignidade. Evidentemente, não demorou a haver problemas de segurança também lá: os carcereiros vivem um pesadelo permanente.

Nesta quinta, o governo, que há anos enrola para entregar celas e que convive com a tortura nas celas nojentas como se a questão não existisse, “descobriu” o problema e decidiu agir “emergencialmente”. Encomendou 600 vagas em “shelters”, um nome bonito para aquilo que, nas palavras da advogada Isabel Mendes Kugler, do Conselho da Comunidade, são contêineres de concreto.

A prática já vem do governo Requião, que também levou oito anos para, no fim, descobrir que não tinha conseguido esvaziar as cadeias. Beto vai pelo mesmo caminho. Agora, chegou à conclusão de que a promessa feita no primeiro mês de gestão, em 2011, não será cumprida nunca, pelo menos até que ele deixe o governo.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]