• Carregando...
Falta de remédios persiste e complica promessa de campanha de Greca
| Foto:

Uma das promessas de Rafael Greca é que em 180 dias de mandato ele resolveria parte dos problemas do setor da saúde pública de Curitiba. Entre as promessas estavam a melhoria dos 109 postos de saúde, garantia de medicamentos disponíveis e a reestruturação de projetos que tratam de doenças como a diabetes a hipertensão.

Faltando pouco mais de um mês para o fim do “prazo”, ainda faltam remédios básicos em alguns postos. Há um mês o blog tratou do assunto e o problema persiste. Em dez unidades de saúde consultadas nesta semana pelo blog falta pelo menos um remédio considerado básico.

Leia mais: Reabertura de UPA prometida por Greca atrasa e fica para o fim do ano

A prefeitura fez uma compra emergencial há algumas semanas e esperava ter todo o problema resolvido no final de maio – mas o mês acaba na próxima semana e algumas unidades agora informam aos pacientes para voltar só no dia 8 de junho em busca dos medicamentos.

Alguns dos remédios, como atenolol e anlodipino, para pressão alta, ibuprofeno (anti-inflamatório) e ácido valproico (para estabilização do humor) faltam desde janeiro, quando o atual prefeito assumiu o cargo. Veja a seguir uma lista de remédios que o blog viu ainda estarem faltando.

Atenolol e Anlodipino
O blog confirmou que as unidades Maria Angélica (no bairro Pinheirinho), Abaeté (no Boa Vista) e Jardim Gabineto (no CIC) não têm o atenolol; e desses, somente no Jardim Gabineto o anlodipino está disponível. Uma remessa dos medicamentos deve chegar na unidade Maria Angélica dia 8 de junho. Nas outras duas unidades os atendentes não souberam informar quando haverá reposição dos remédios.

Paracetamol e Ibuprofeno
No bairro Uberaba, a unidade de saúde Alvorada, está sem paracetamol e ibuprofeno. Mesma situação da Bacacheri e da Irmã Tereza Araújo (Boqueirão). A informação é que na próxima semana esses medicamentos devem ser repostos nas duas primeira unidades. Já na Irmã Tereza Araújo não havia informação disponível sobre a data de reposição dos remédios.

Dipirona e Aas
As unidades de saúde Pompéia (no Tatuquara), Santa Cândida, Xaxim e Tancredo Neves (no CIC) não têm dipirona disponível para os pacientes. Dessas quatro, Pompéia e Xaxim são as únicas que têm Aas. Nas unidades Santa Cândida e Tancredo Neves a informação é que na próxima semana os medicamentos serão repostos.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]