• Carregando...
Gleisi: senadora nega irregularidades. Foto: Lula Marques/Agência PT.
Gleisi: senadora nega irregularidades. Foto: Lula Marques/Agência PT.| Foto:
Gleisi. Foto: Lula Marques/Agência PT.

Gleisi. Foto: Lula Marques/Agência PT.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) diz que o mandato-tampão de Michel Temer (PMDB) será uma tentativa de fazer “20 anos em 2”. “Não tinha a frase do JK de fazer 50 anos em 5? Mas no caso dele vai ser desfazer. Desfazer o Estado de bem-estar social”, afirma a senadora, uma das mais firmes aliadas de Dilma Rousseff (PT).

Crítica dos primeiros movimentos de Temer, a senadora paranaense reforçou a determinação de Dilma de que o partido faça oposição cerrada ao novo governo, embora se saiba agora que com uma minoria (menos de um terço na Câmara e no Senado). “Oposição a gente faz com o número que tem.”

Segundo a senadora, o principal objetivo da oposição será frear a PEC 241, que congela gastos com a área social por 20 anos. Mas a reforma da Previdência e a reforma trabalhista também estão na mira do PT. “Essa política de austeridade, essa visão neoliberal clássica está sendo rechaçada no mundo inteiro, é um desmonte do Estado”, disse.

Gleisi diz acreditar que a população (embora não tenha defendido Dilma) vai defender as políticas sociais. “As pessoas não vão aceitar perder direitos”, afirma. Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, a senadora diz que também não há consenso sobre as pautas do governo Temer nem entre a base do novo presidente. “Na nossa audiência sobre o assunto, poucos senadores defenderam claramente a PEC 241”, disse.

Apesar de obviamente ter visto o partido ser ejetado do poder, a senadora diz que não crê que a manutenção de uma aliança com o PMDB (e com Michel Temer) em 2014 tenha sido um erro. “Não tínhamos bola de cristal. A aliança era importante”, disse. Mas acredita que o Pt cometeu erros, principalmente no ajuste fiscal de 2015, comandado por Joaquim Levy. “Ficamos mais vulneráveis”, disse.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]