• Carregando...
Requião Filho e Beto Richa. Fotos: Daniel Castellano/Antonio More/Gazeta do Povo.
Requião Filho e Beto Richa. Fotos: Daniel Castellano/Antonio More/Gazeta do Povo.| Foto:

O projeto “Semana da Literatura Paranaense nas Escolas”, de Requião Filho (PMDB) foi vetado pelo governador do Paraná. “Por implicância pessoal de um governador fazendo birra”, disse o deputado sobre os motivos de Beto Richa. A intenção da proposta era divulgar autores paranaenses nas escolas do estado.

Requião Filho disse que Richa alegou que a proposta “não é de interesse público”. O deputado afirmou que existe a possibilidade de derrubada do veto na Assembleia. Os deputados aprovaram o projeto em julho. No mesmo mês foi recebido o veto do governo. Segundo o documento, a Secretaria de Estado da Educação se posicionou contra o projeto.

Diz a justificativa do Departamento de Educação: “ações voltadas ao trabalho com a literatura paranaense devem ser desenvolvidas em consenso entre direção, equipe pedagógica, professores e estudantes, a partir do currículo básico estabelecido pelos documentos orientadores estaduais e nacionais”.

O documento ainda fala que o ensino dos autores paranaenses deve ser estimulado, mas “não de forma coercitiva”. O veto diz levar em consideração a liberdade pedagógica e o interesse do “público afetado pela aprovação da medida”. Para Requião Filho o veto vem de alguém “que tratou de forma vergonhosa os professores”.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]