• Carregando...
Juiz Sergio Moro vai encaminhar para o STF processo de Lula após posse (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)
Juiz Sergio Moro vai encaminhar para o STF processo de Lula após posse (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)| Foto:
Juiz Sergio Moro vai encaminhar para o STF processo de Lula após posse (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Sergio Moro. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

O Supremo Tribunal Federal recebeu a primeira denúncia contra Eduardo Cunha em março deste ano. Até setembro, quando Cunha perdeu o mandato (e portanto o foro privilegiado) passaram-se seis meses sem que o caso avançasse.

Em junho, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez uma segunda denúncia formal contra Cunha e também pediu sua prisão (além de também solicitar as prisões de Renan, Sarney e Jucá). De lá para cá, se passaram quatro meses, e ninguém foi preso nem nada aconteceu.

Leia mais: Prisão de Cunha implode discurso de parcialidade de Moro

Em setembro, porém, Cunha perdeu o mandato: um mês depois o caso chegaria de volta a Curitiba. Sergio Moro retomou o processo no dia 13 de outubro (semana passada). Deu cinco dias para a defesa. No dia 18, emitiu o despacho de prisão. No dia 19, Cunha foi preso.

É de se estudar se o STF tem realmente condições de tocar esse tipo de processo. O mensalão, que eclodiu em 2005, foi ser julgado sete anos depois, em 2012. Cunha, se ficasse deputado, estaria ainda livre, leve e solto.

Ou Sergio Moro é um apressado e não respeita as garantias constitucionais ou o STF é lento demais nesse tipo de ação. Dica: o Supremo tem mantido todas as prisões de Moro. Então parece que apressado demais eles não acham que o juiz seja…

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]