• Carregando...
Bicicletas superam carros nas ruas de Copenhague
| Foto:

Os atrativos de Copenhague não se resumem a pontos turísticos como estátua da Pequena Sereia, obra de 1913 de autoria de um cervejeiro que se baseou no conto de Hans Christian Andersen.

A capital da Dinamarca é um importante centro regional de cultura, negócios, mídia, ciência e tecnologia. É também uma das cidades mais ecológicas do mundo.

Em 2016, Copenhague ganhou definitivamente o título mundial de cidade das bicicletas – pela primeira vez, há mais bicicletas do que carros nas ruas. A cidade registrou 13,1 mil mais bicicletas mais do que carros na área central durante o ano passado.

Os esforços de Copenhague para se transformar numa cidade de ciclistas têm valido a pena: o tráfego de bicicletas aumentou 68% nos últimos 20 anos. No ano passado, o tráfego de bicicletas aumentou 15% e o tráfego de veículos caiu 1%.

Os feitos da cidade para ter um transporte limpo são destaques na mídia de todo o mundo. Jornais europeus, como o britânico The Guardian, cita os investimentos pesados da prefeitura em infraestrutura de ciclismo.

Morten Kabell, atual prefeito de assuntos técnicos e ambientais, disse ao Guardian que o mais importante é ter um sistema de transporte verde. “Enquanto estiver isento de fósseis e aliviar o congestionamento e a poluição do ar, fico bem com isso”, declarou.

O desafio dos gestores da cidade agora é construir infraestrutura para acompanhar o aumento populacional. Em novembro do ano passado, os moradores da cidade foram convidados a identificar áreas onde as vias para ciclistas estão ausentes, muito estreitas ou muito congestionadas. Em apenas 12 dias, mais de 10 mil pessoas compartilharam suas opiniões em um mapa on-line.

Os dados serão usados para desenvolver um plano de transporte para o período de 2017 a 2025, o qual identificará onde é mais necessário construir, ampliar ou otimizar vias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]